segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

OVER DEATH - CONQUISTANDO SEU ESPAÇO SEM MEDO DE ENCARAR DESAFIOS

No dia da apresentação do Antestor no Rio de Janeiro tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, o líder e guitarrista da banda, Dã e a vocalista Suellen, ambos distribuíram simpatia e bom humor, e pude aproveitar para adquirir o primeiro trabalho da banda, o álbum Funeral, que foi lançado este ano quando a banda abriu o show do Antestor em São Paulo no dia 11 de janeiro.

O Over Death é uma banda de death/grindcore de São Paulo/SP. Em janeiro de 2013 lançaram seu debut album "Funeral" e aproveitando esse encontro com o pessoal do Over Death, nós combinamos uma entrevista, e aqui está o resultado dela, no qual Dã e Suellen nos contam mais detalhes sobre a banda, o trabalho recém lançado, o atual momento e visão da banda!  Acompanhe esta entrevista, conheça mais sobre a Over Death e deixe seu comentário no final!



Formação Atual:
Suellen (vocal),
Dã (guitarra - backvocals),
Daniel Avalos (Bateria)

OVER METAL - (OM) - QUANDO SURGIU A BANDA E O POR QUE DA ESCOLHA DO NOME OVER DEATH ?
DÃ: A banda surgiu em agosto de 2010. O nome vem do fato de nós estarmos em constante luta espiritual, assim, OVER DEATH é fugir, driblar, passar por cima da morte espiritual.


OM - QUAIS SÃO AS GRANDES INFLUÊNCIAS DA OVER DEATH?
DÃ: Temos em nossa música influências de bandas que vão do Thrash até o Black Metal, nacionais e internacionais, bandas como MORTIFICATION, PANTOKRATOR, ANTIDEMON, DEAD SNAKE, ANTESTOR, SLECHTVALK, EMPITY GRAVE, HORDE, CRIMSON THORN, entre outras. Estas bandas influenciam muito nas letras e em sua sonoridade, isso não quer dizer que a sonoridade do OVER DEATH se pareça com alguma dessas bandas, mas são bandas que marcaram a vida de todos os integrantes, por isso as tem como influência. .. " Creio que o que nosso som se assemelhe mais ao ANTIDEMON, até porque foi por causa desta banda que comecei a curtir o que curto e por ter tocado um tempo com o eles. Este sempre foi meu estilo musical preferido.... diferente dos outros membros da banda... mas como foi a direção que me foi dada... seguiremos assim, tanto na temática como na sonoridade."


OM - FALE DA ATUAL FORMAÇÃO - NO CD NÃO HÁ UM BAIXISTA FIXO OU OFICIAL DA BANDA - VOCÊ MESMO (DÃ) GRAVOU O BAIXO - COMO ISSO É RESOLVIDO NAS APRESENTAÇÕES AO VIVO?
DÃ: Até o momento, nosso antigo baixista ainda está quebrando galhos para nós, queremos muito estabilizar a formação da banda, mas é muito difícil achar membros que abdiquem da segurança de seus empregos, estudos e família para se dedicar de corpo e alma para um ministério como o OVER DEATH. Recentemente nós anunciamos em nossa página no Facebook a procura de um novo baixista.

OM - CONTE-NOS SOBRE ESSE DEBUT ÁLBUM - FUNERAL - QUANDO NASCEU O PROJETO E O PROCESSO DE GRAVAÇÃO.
DÃ: “FUNERAL” é o nosso primeiro CD, contém 18 faixas e 4 estão disponíveis no nosso myspace. As músicas variam desde a época de fundação até músicas que foram criadas no dia e no estúdio de gravação. O nome vem justamente para entrar no contexto do nome da banda, e leva o nome da música tema, que conta a história de Lúcifer e seu destino.

OM - COMO FOI REALIZADO A ARTE DA CAPA ENCARTE E O SIGNIFICADO DELA?
DÃ: A capa foi desenhada por mim, assim como toda a arte que envolve o CD. A arte se baseia também no significado da música tema. Sou tatuador e crio capas e logos para bandas, e a Suellen além de fotógrafa, trabalha na execução de montagem de encartes, então juntamos tudo e saiu isso aí.

OM - POR QUE BOA PARTE DAS LETRAS DO OVER DEATH SÃO SOBRE MUNDO, BATALHA ESPIRITUAL, E CONTRA IDOLATRIA? O QUE DIRECIONOU A BANDA A ESSAS TEMÁTICAS?
DÃ: Não tem bem o porquê, Deus manda e eu faço. Normalmente eu sonho com a música, com letras e melodias, aí acordo e corro pra minha guitarra e pronto.
Creio que as letras falam do que falam porque Deus tem sofrido em ver quantos desistem do caminho devido aos espinhos que encontram no caminho, sofre ainda mais quando esses espinhos são aqueles que se intitulam portadores da Sua palavra. E Deus tem sofrido com a idolatria que o povo tem, não só com estátuas. A maldita idolatria descrita na bíblia é colocar algo acima de Deus, e muitos cristãos tem feito isso quando dão mais valor aos costumes, a seus empregos, namorada, dinheiro, pastores ou oque quer que seja, nada disso pode tomar o lugar de Deus. Tenho escrito e tocado o que Deus tem mandado, quando Ele mandar mudar, eu mudo.

OM - NOTA-SE UMA SIMILARIDADE COM O ANTIDEMON (INSTRUMENTAL E TEMÁTICAS DAS LETRAS), POR QUE DISSO? INCOMODA ESSA COMPARAÇÃO?
DÃ: De maneira alguma me incomodaria ser comparado ao ANTIDEMON. Eles são um dos motivos pelo qual encontrei a Cristo, são uma banda incrível que todos nós do OVER DEATH admiramos muito, e além de serem nossos pastores são nossos amigos, então ser comparado com eles é maravilhoso apesar de estarmos muito longe disso.
A primeira vez que toquei em um palco foi com o ANTIDEMON para quebrar um galho como guitarrista numa tour que fizeram pelo nordeste em 2010, nunca havia tocado antes ( uma longa história ). Após terminar a tour, Deus me mandou montar o OVER DEATH, já tinha “aprendido a tocar metal”, então deveria me virar pra continuar. Acho que como comecei direto tocando no ANTIDEMON, isso fez o estilo ficar enraizado, e agradeço a Deus por isso. O dia em que vivermos metade do que eles vivem já estarei feliz o suficiente.

OM - QUAIS SÃO AS FORMAS DE AQUISIÇÃO DESTE CD FUNERAL E DEMAIS PRODUTOS DA OVER DEATH?
DÃ: O meio mais fácil é diretamente conosco pelo e-mail overdeathbrasil@gmail.com, fora isso, temos nosso CD sendo distribuído pela Nordic Mission na Noruega (um grande sonho para nós), e temos alguns pedidos de outros países como Suécia e Equador, mas nada confirmado ainda. Sempre que tocamos levamos nosso material, então, façam um show conosco e adquiram nosso material!








OM - COMO SURGIU ESSA PARCERIA COM A NORDIC MISSION? 
DÃ: Durante o show do Antestor no Hangar 110 o Paul montou a loja da Nordic Mission para vender os materiais deles.
Nessa loja ele vende materiais do Antestor e das demais bandas envolvidas com a Nordic Mission. Após a nossa apresentação, o Paul nos perguntou quanto custava nossos cd's para a Nordic Mission revender em seu site... Ficamos muito felizes, pois ter os cd's do Over Death na Nordic Mission era um sonho nosso, sonho este que já havíamos conversado com o Paul a respeito, antes mesmo dele vir ao Brasil.
Ele elogiou muito a banda, e ficou bem feliz em levar nosso material... isso para nós é muito bom, pois ele levou um material por realmente ter gostado, e nós sabemos o peso que a Nordic Mission tem. A Nordic Mission tem representantes no Brasil, mas ver o líder vir direto de seu país e buscar em nossas mãos por estar realmente interessado, com certeza, dá um estímulo muito grande para nós e para aqueles que nos conhece. Agradecemos ao Paul e aos amigos que torceram por nós durante todo esse tempo. Esperamos que o benefício disso tudo, seja que nossos cd's alcancem as pessoas que mais precisem ouvir a palavra de Deus.

CONHEÇA A NORDIC MISSION!

OM - QUANDO VOCÊS COMEÇARAM A FAZER PARTE DA CRASH CHURCH?
DÃ: A Suellen e eu em 2006. Eu já frequentava quando ainda era Zadoque, e já conhecia desde 2003, mas como membro só a partir de 2006. O Paraguaio está conosco há menos de um ano.  CONHEÇA MAIS SOBRE A CRASH CHURCH!

OM - QUAIS SÃO AS GRANDES EXPERIÊNCIAS POR ESSES ANOS PARTICIPANDO DA CRASH CHURCH E QUAL O NÍVEL DE ENVOLVIMENTO COM A CRASH CHURCH?
DÃ: A Crash é uma igreja muito legal, é muito bom poder fazer parte deste ministério que é pioneiro no underground cristão no Brasil. A Suellen e eu somos oficiais, nosso trabalho na igreja vai desde limpar o chão até participar da organização dos eventos. Enquanto Deus nos permitir ficar ali será legal.
Experiências nós vivemos no nosso dia a dia, vendo e ouvindo Deus agir. Poder ver grandes nomes do Metal se apresentarem alí também ajuda a acrescentar.

OM - VOCÊ É TATUADOR E A SUELLEN E FOTÓGRAFA - SÃO TRAMPOS PARALELOS A BANDA - QUAL A MAIOR DIFICULDADE PRA VIVER SÓ DA BANDA NO MOMENTO ALÉM DO FATO QUE METAL EXTREMO NO BRASIL TEM UM RETORNO BAIXO MESMO? 
DÃ:  Para nós raramente é oferecido alguma ajuda financeira, oque acho errado. Muitos cristãos acham justo pagar pra ver uma banda secular e não acham que uma banda cristã deva cobrar. A Bíblia é bem clara ao dizer que é justo que o que trabalha na obra receba por isso, mas os organizadores insistem em ignorar isso. Além do nosso trabalho paralelo o paraguaio (Daniel Avalos - batera) trabalha como vendedor em uma loja na galeria do rock em SP.  Não cobramos para tocar, temos nossas exigências e fazemos o que for possível para ir a qualquer lugar que o Senhor nos mandar.

OM - A OVER DEATH TEM PARTICIPADO DE EVENTOS COM BANDAS NÃO CRISTÃS - EXISTE ESSA ABERTURA, SE ROLAR CONVITES QUAL A POSIÇÃO DA BANDA?
DÃ: Temos nos apresentado sim, este é o foco. Sempre existe quem queira criar resistência, mas não nos importamos. Se nos chamam pra tocar em festivais cristãos nós até tocamos, mas se houver um "boteco" ao lado onde não terá ninguém pra falar do amor de Deus preferimos cancelar o show com cristãos e ir falar para quem precisa. Temos muitos amigos não cristãos e eles nos respeitam porque não os discriminamos, falamos do amor de Deus a eles ao invés de nos fecharmos em panelinhas. Já tocamos até mesmo em um bordel. Sempre consultamos a Deus se devemos ou não tocar em algum lugar, se Ele mandar a gente vai.

OM - JÁ SOFRERAM ALGUM TIPO DE PERSEGUIÇÃO OU PRECONCEITO POR SEREM CRISTÃOS E TOCAREM DEATH METAL (TANTO POR PARTE DE CRISTÃOS COMO DE NÃO CRISTÃOS)?
DÃ: Sim. Infelizmente a América do Sul não cresceu ainda e acha que seus ídolos do metal são adoradores de Satã quando na verdade muitos deles como BLACK SABATH, IRON MAIDEN, SLAYER e muitos outros são cristãos desde o berço de seu nascimento, só que cantam o que cantam porque dá dinheiro. Mas não devemos achar isso algo ruim, quando pararem de nos perseguir é porque tem algo muito errado ou porque todos os undergrounds já se converteram.
A igreja tradicional tem suas críticas, mas amém. Tem gente que precisa deles para se salvar e tem gente que precisa de nós, não temos que nos preocupar em fazê-los nos entender, nosso papel não é convencer e sim converter, então não devemos nos importar e nem perder tempo com quem já conhece a Cristo.
No primeiro show do OVER DEATH em Várzea Grande, nós sofremos algumas ameaças de morte. Fomos até lá, os caras foram ao show e não fizeram nada, ai eu falei ao publico que não deveriam temer  grupos radicais, eles deveriam temer a Deus, porque é Ele quem tem o poder para mandar alguém para o inferno e não satã. O resultado disso foi uma filial da Crash em Cuiabá. Fora isso, nunca sofremos um perseguição real, algumas ameaças sim, mas nada mais. Os grupos radicais tem que entender que não temos nada contra eles, somos contra o pecado e não contra quem os comete. E cada vez que alguém nos ameaçar ou fizer um alarde sobre nós, isso se reverterá em muitas pessoas conhecendo o OVER DEATH e ouvindo sobre o amor de Cristo.

OM - MÚSICOS DE BANDAS NÃO CRISTÃS AFIRMAM QUE METAL CRISTÃO É UMA HIPOCRISIA - POIS O METAL ESTÁ LIGADO A OBSCURIDADE, REVOLTA, ÓDIO, VIOLÊNCIA, AS TREVAS, SATANÁS, OU PELO MENOS ANTI-CRISTIANISMO E ANTI-RELIGIOSIDADE - O QUE A OVER DEATH PENSA EM RELAÇÃO A ESSE ASSUNTO?
DÃ: É engraçado como alguns deles dizem que Deus não existe, mas cantam músicas sobre satã. É uma contradição imensa, mas até aí tudo bem, cada um tem o direito de pensar e dizer o que quiser. O Fato é que Deus criou todas as coisas, dentre elas a música e nisso entra todos os gêneros musicais. Se tem gente que usa esse ou aquele estilo musical pra falar contra Deus, não é isso que torna o estilo musical algo ruim ou satânico, e sim os que se utilizam dele.

OM - RECENTEMENTE VOCÊS ABRIRAM O SHOW DO ANTESTOR DURANTE A PASSAGEM DELES POR SÃO PAULO NA TOUR BRASILEIRA! COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA EXPONHA PARA O PÚBLICO DA OVER DEATH COMO TUDO ISSO SE DESENROLOU (SEI QUE TEM UMA HISTÓRIA LIGADA A ISSO)?
DÃ: Foi uma experiência incrível, são uma banda que admiramos desde a nossa conversão e tocar com eles foi um grande presente de Deus. Deus nos colocou para sermos juntamente com Claudio Tibérius os organizadores do show de SP e para distribuirmos eles pelo Brasil. Pudemos nos tornar amigos e j temos muitos frutos provenientes desta amizade.

Após tudo isso, podemos dizer que Deus é realmente bom. Em breve colocaremos na net algumas notícias sobre tudo oque rolou.

A história é um pouco grande para por na entrevista hehe, então, podem conferir em nosso myspace:  ACESSE AQUI!

OM - COM A TOUR BRASILEIRA DO ANTESTOR ACABOU ROLANDO UMA UNIÃO ENTRE DIVERSAS CENAS DO UNDERGROUND CRISTÃO (SP - MG - RJ - ES - SUL E NORDESTE) QUAL A ANÁLISE QUE VCS FAZEM DO ATUAL CENÁRIO UNDERGROUND CRISTÃO NO BRASIL O QUE PODE OU DEVERIA MUDAR EM SUA OPNIÃO? VOCÊS ACHAM QUE ISSO PODE PROPORCIONAR NOVOS PROJETOS E APROXIMAÇÃO ENTRE OS CENÁRIOS?
 Antestor  no Rio de Janeiro
DÃ: Com certeza! Foi muito bom conhecer diversos ministérios e pessoas ligadas a eles. E mais do que isso, ficamos sabendo de grupos radicas em diversos locais do Brasil, isso vai nos ajudar a nos concentramos e orarmos pelos irmão e sabermos o que fazer para salvar vidas.
Espero que tudo o que rolou com esta tour do ANTESTOR acorde a galera cristã, não sei oque aconteceu com aqueles que se diziam trues e mataleiros e que na hora do show nem compareceram. Muitos deles pagam centenas de reais por bandas que gritam contra o cristianismo e não tiveram a coragem de pagar menos de uma centena para ver este grande ícone do metal cristão. Está na ora de fazermos uma peneira e ver quem aguenta o tranco de verdade.
Espero que tudo isso sirva realmente isso nos una.

OM - SEMPRE RESERVO UM ESPAÇO PARA CADA BANDA EXPOR SUA VISÃO EM RELAÇÃO A TEMAS DIVERSOS DA ATUALIDADE.  FALE DE FORMA RESUMIDA SUA OPINIÃO SOBRE:
  • PROGRAMAS EVANGÉLICOS EM TV: Evangelho é sempre bom, e cada um tem o controle remoto para mudar de canal quando quiser.
  • COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS NO BRASIL: Gosto de copa do mundo, não gosto da ideia de enganar o povo dizendo que isso vai mudar nossa realidade quando na verdade não vai nos ajudar em nada.
  • CRACOLÂNDIA E VICIADOS EM SÃO PAULO: É um sério problema aqui em SP, o governo deveria ver como um problema de saúde e não como pessoas que tem que levar borrachada da polícia. E os cristãos deveriam sair de casa e levar o evangelho a eles.
  • SATANISMO: É real, é enganador, e lutamos contra seu líder que é satanás.
  • JESUS CRISTO: É real, é a vida eterna, mudou nossas vidas, e lutamos para falar sobre isso a toda criatura.
OM - AGORA PRA DESCONTRAIR: DÃ FALE PRA NÓS, COMO SE DESENROLOU ESSA TRAMA PRA PEDIR A SUELLEN EM CASAMENTO DURANTE UM SHOW DE METAL EXTREMO (ANTESTOR)?
DÃ: Bem, há uns dois anos atrás quando eu e ela começamos a namorar, eu prometi a ela que um dia tocaríamos com o ANTESTOR e que eu a pediria em casamento no palco, quando a oportunidade chegou, era impossível eu não cumprir minha promessa. Eu conversei com eles sobre isso e eles que armaram tudo.

SUELLEN: Essa noite foi muito especial para mim, pois estava realizando um sonho pessoal de ver o Antestor ao vivo, e claro, poder abrir o show deles, sem dúvida foi uma honra para nós. Além disso, estávamos lançando nosso tão sonhado cd, e felizes por termos conseguido realizar este evento... Eu sou muito grata a Deus por ter o Over Death como ministério, e caminhar com o Dã nesse projeto, é um presente que Deus me deu. Receber o pedido de casamento do amor da minha vida, com certeza foi um dos momentos mais especiais que eu já tive, foi numa noite perfeita. Agora, vamos esperar pelo casamento, e envelhecer juntos, arrebentando as paredes do inferno com nosso som! (Suellen) ASSISTA (RSRS)!!!

OM - O QUE HÁ NA AGENDA DA OVER DEATH PARA ESSE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013 (SHOWS)?
DÃ: Na verdade ainda não agendamos nada, estávamos super ocupados com o lance do lançamento do CD e a tour do ANTESTOR, isso consumiu todo nosso tempo, chegamos a ficar um mês sem trabalhar, então começaremos a fazer nossa agenda de shows agora que tudo passou.

OM - DEIXE UM RECADO PARA OS LEITORES DA OVER METAL:
DÃ: Quero agradecer a todos os que são verdadeiros em seguir esta jornada difícil que é o s
er cristão de verdade. Obrigado a OVER METAL, e aos que tem nos enviado mensagens de apoio, temos recebido muitas mensagens de apoio e encorajamento do Brasil inteiro e de fora do brasil, isso é muito importante para nós.
Agradeço aqueles que já tem se disposto a orar por nós e quem mais quiser fazer isso será muito bem vindo.
Fiquem atentos a OVER METAL e ao nosso myspace porque muitas novidades sobre o OVER DEATH, ANTESTOR, ARVINGER, FROSTHARDR, VAAKEVANDRING, ANTIDEMON e muitas outras bandas estarão sendo divulgadas.  Muito obrigado a todos e esperamos poder estar juntos com os leitores outras vezes, e se possível conhecê-los pessoalmente em algum show por aí.
Fiquem na paz!
OVER DEATH NO FACEBOOK



DÃ E SUELLEN AGRADEÇO A ATENÇÃO, SIMPATIA E PRONTIDÃO EM NOS ATENDER - ESPERO QUE ATRAVÉS DESTA ENTREVISTA SEJA POSSÍVEL MOSTRAR UM POUCO MAIS SOBRE A BANDA OVER DEATH, OBRIGADO PELA AMIZADE E PARCERIA.

GRANDE ABRAÇO E UM ÓTIMO ANO A VOCÊS, OVER DEATH E FAMÍLIA!

FILIPE LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado. Após avaliação o mesmo será postado.