sexta-feira, 19 de abril de 2013

ANTIDEMON: NÃO SOMOS OS DONOS DA VERDADE, APENAS FALAMOS DO QUE TEMOS VISTO E OUVIDO!


O ANTIDEMON SEGUE PARA COMPLETAR 20 ANOS E COM ISSO HÁ MUITA HISTÓRIA A SER COMPARTILHADA.  JÁ CONHECIA A BANDA DESDE 2000 ATRAVÉS DO ÁLBUM DEMONOCÍDIO, MAS SOMENTE ESSE ANO PUDE MANTER CONTATO DIRETO COM BATISTA LÍDER E FUNDADOR DA BANDA.
O MESMO COM SUA EXTREMA ATENÇÃO E SIMPATIA NOS ATENDEU EM MEIO A SUA CORRERIA, FECHANDO AGENDAS E TURNÊS DO ANTIDEMON PARA 2013.
A BANDA CONQUISTOU NESSES APROXIMADAMENTE 20 ANOS UM PÚBLICO E A CAPACIDADE DE ANO APÓS ANO RODAR O BRASIL E O MUNDO FAZENDO MUITOS SHOWS E LEVANDO A MENSAGEM QUE ACREDITAM E VIVEM NO SEU DIA A DIA.

A BANDA DESDE 2001 ATRAVESSA AS FRONTEIRAS DO PAÍS COM DESTINOS DIFERENTES, SEGUINDO PARA OS DEMAIS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL E DA EUROPA, ALGO ALCANÇADO POR POUCAS BANDAS BRASILEIRAS DE METAL, AINDA MAIS SE LEVARMOS EM CONTA AS BANDAS COM TEMÁTICAS CRISTÃS, UM FEITO RARÍSSIMO.
NESTA ENTREVISTA BATISTA APRESENTA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA E FALA DO ATUAL MOMENTO DO ANTIDEMON E O QUE ESTÁ PARA ACONTECER NO ANO DE 2013 (VEJA A LONGA LISTA DE SHOWS NO FINAL DESTA ENTREVISTA JÁ DEFINIDAS).
BOA LEITURA E NO FINAL DEIXE SEU COMENTÁRIO NO FINAL.

BREVE HISTÓRICO
TRABALHOS DE ESTÚDIO
1999 - DEMONOCÍDIO
2003 - ANILLO DE FUEGO
2009 - SATANICHAOS
2012 - APOCALYPSENOW

  • FORMAÇÃO ATUAL
Batista – Vocal e Baixo,  
Juliana – Bateria,  
Natã – Guitarra


OVER METAL ZINE - BATISTA OBRIGADO POR NOS ATENDER E CONCEDER ESTA ENTREVISTA EM MEIO A TANTA CORRERIA E COMPROMISSOS.
ACREDITAMOS QUE NOSSOS LEITORES PODERÃO CONHECER MELHOR A REALIDADE E ESTRUTURA DA BANDA.
BATISTA: Quero agradecer ao “OVER METAL” pelo espaço cedido para nós.

OVER METAL (OM) – FAÇA UM BREVE RESUMO DO SURGIMENTO DA BANDA PARA OS LEITORES DO OVER METAL QUE AINDA NÃO CONHECEM A HISTÓRIA DO ANTIDEMON
BATISTA: O chamado para esse Ministério começou quando eu era ainda uma criança... Desde pequeno Deus usava pessoas que diziam da parte de Deus que eu tinha um chamado para alcançar muitas pessoas para Deus... Pessoas que tinham uma cultura diferente, um estereótipo diferente, e gostavam de uma musica diferente... Eu não imaginava o que seria isso... Cresci recebendo essa mensagem e sem saber do que se tratava... Já quando tinha uns 23 anos comecei a receber revelações das musicas que hoje tocamos... Mesmo sem nunca ter ouvido ou tido algum contato com alguma banda de metal, Deus começou a revelar a mim... riffs, letras e os vocais que deveria fazer. Inicialmente eu não sabia do que se tratava, mas com o tempo tudo veio a se confirmar e esclarecer. Um dia entrando sem planejar ou saber na Galeria do Rock em São Paulo comecei a ouvir a musica que saia das lojas... Era exatamente parecida com as musicas que Deus estava me revelando há algum tempo. E naquele mesmo momento Deus disse em meu coração: “Essas são as pessoas que Eu quero que você alcance para mim... Essa é a musica que eu estou te dando para isso”. Então muito emocionado eu entendi o que era tudo aquilo e muitas coisas passaram a acontecer. Em janeiro de 1994 iniciou-se a banda Antidemon, sob uma dificuldade ultra-humana de falta de recursos, falta de instrumentos, falta de um local para ensaiar adequadamente, mas começou e em poucos meses foram feitos os primeiros shows na cidade de São Paulo e já dezenas de pessoas foram se convertendo a Deus através desse som. Mesmo com muito pouco apoio as coisas foram acontecendo.



OM - NAQUELA ÉPOCA MUSICALMENTE O QUE INSPIRAVA O ANTIDEMON?
BATISTA: 100% Deus.

OM - MUITAS BANDAS PARARAM - LÁ FORA EM MEADOS DA DÉCADA DE 90 E AQUI NO BRASIL EM MEADOS DA DÉCADA DE 2000 - ALGUMAS ESTÃO VOLTANDO - POUCAS BANDAS COMO O ANTIDEMON SE MANTIVERAM, AO QUE VC ATRIBUI ESSA FALÊNCIA MASSIVA DE BANDAS CRISTÃS (APAGÃO) - TANTO NO BRASIL QUANTO NO EXTERIOR?
BATISTA: Não é fácil fazer metal no Brasil, nem em lugar nenhum. Realmente é necessária muita persistência para seguir adiante. Imagino que as dificuldades e expectativas não cumpridas desanimam muito a bandas incríveis e capacitadas que pararam ao longo da caminhada.

OM - COMO O ANTIDEMON RESITIU AOS PROBLEMAS EXTERNOS E INTERNOS PARA SE MANTER VIVO AO LONGO DESSES QUASE 20 ANOS?
HOUVE ALGUM PERÍODO QUE VCS MESMO QUE NÃO OFICIAL PARARAM - ABRINDO MÃO DE FAZER SHOWS E CUMPRIR AGENDA POR FALTA DE RECURSOS OU MUDANÇA NO LINE UP DA BANDA?
BATISTA: Dependência de Deus todos os dias... Como desde o inicio a idéia foi 100% dele, não me atrevi nunca contrariar isso. 
Com o passar dos anos o próprio Deus foi fazendo com que eu estivesse tão envolvido com a banda e a Igreja que surgiu a partir dela, a Comunidade Zadoque que hoje se chama Crash Church.
Tudo me arremessou a cada dia mais a não parar nunca. Graças a Deus nunca o Antidemon parou. Mesmo quando houve a saída de integrantes, pessoas nos ajudaram para que nenhuma única apresentação ou até turnês fossem desmarcadas. O mérito de nunca termos parado não é nosso, é de Deus. Ele fez isso acontecer.

OM - VOCÊS ESTIVERAM EM TURNÊ POR VÁRIAS VEZES PRA FORA DO PAÍS. QUAL FOI A PRIMEIRA TOUR PRA FORA?
BATISTA: Em março de 2001 no México, foi uma apresentação na Arena Lopes Mateo (que há alguns anos havia se apresentado a Banda Sepultura) na cidade do México.

OM - QUANTOS PAÍSES E CONTINENTES O ANTIDEMON JÁ TOCOU?
BATISTA: 27 países em 04 diferentes continentes até o dia de hoje.

OM - NA AMÉRICA DO SUL QUAL O PAÍS QUE TEM UMA CENA MUITO FORTE INDEPENDENTE DE SEREM CRISTÃOS OU NÃO QUE VCS JÁ TOCARAM?
BATISTA: Creio que na América do Sul: Colômbia e Argentina.

OM - ESSA CENA ESTÁ MAIS FORTE DO QUE CENA BRASILEIRA? QUAL A DIFERENÇA BÁSICA DO PÚBLICO BRASILEIRO PARA O PÚBLICO DOS DEMAIS PAÍSES SULAMERICANOS?
BATISTA: Assim como no Brasil em toda a América do Sul, o Metal não é o estilo de Música mais popular, pois existem tantos estilos que se tocam dia e noite e atrai a maioria das pessoas. 
Acredito que posso dizer que no Brasil ainda temos a cena mais forte da América do Sul. A diferença do público seria a maneira como se comporta em um show... Na Colômbia vi pessoas se comportarem com muita paixão em nossos shows. Amando estar ali e realmente curtindo metal.
COSTA RICA

OM - QUAL A DIFERENÇA EM RELAÇÃO AO PÚBLICO EUROPEU?
BATISTA: O público Europeu é conquistado passo a passo. 
Esse ano faremos nossa quinta turnê por lá, e desde a primeira em 2003, muita coisa aconteceu para que conquistássemos os seus corações. 
EUROPA
Porem em alguns países como Alemanha e República Tcheca, tivemos shows na ultima passada por lá que muitos cantaram em português as nossas músicas. A maior diferença é que na Europa é mais difícil a conquista, mas depois dela, esse publico é muitíssimo fiel. A segunda diferença e a ausência de agressões físicas ou verbais que sofremos muito em toda a América latina. Mesmo na Noruega, o berço do Black Metal, quando tocamos com bandas do estilo não sofremos com isso. Se o cara não curte o que você faz, ele só não te aplaude, mas respeita sua postura.


OM - VOCÊS TIVERAM POR UM BOM TEMPO NO MÉXICO QUE ACABOU GERANDO VÁRIOS FÃS E UM CD EM ESPANHOL, HOJE O ANTIDEMON PENSA E COMPOR MÚSICAS PARA UM FUTURO TRABALHO CANTANDO SOMENTE EM INGLÊS?
BATISTA: No Apocalypsenow (ultimo disco) temos duas músicas em Inglês: A primeira que também se chama ”Apocalypsenow” e “Welcome to Death”. É difícil prever como será o próximo disco ou em que idioma vamos cantar... O Anillo de Fuego foi gravado em Espanhol, por exemplo, porque a banda se encontrava em turnê pelo México e era o idioma das pessoas que produziram o disco.
Mas acredito que pode ser que um dia gravemos um álbum 100% em inglês, ou 100% em português como o Demonocídio ou 100% em qualquer outro idioma.

OM - NO RIO DE JANEIRO É HABITUAL E FREQUENTE VER BANDAS CRISTÃS TOCANDO COM BANDAS NÃO CRISTÃS, EM OUTROS ESTADOS ISSO ACONTECE MAS NÃO COM A MESMA FREQUÊNCIA E ABERTURA (SENDO QUE EM ALGUNS LUGARES É ALGO IMPOSSÍVEL) - COMO ANTIDEMON VÊ ISSO - O QUE PODE SER FEITO EM OUTROS ESTADOS PRA QUE ESSA BARREIRA SEJA QUEBRADA?
BATISTA: Talvez seja necessário que as bandas cristãs não façam seus guetos e se isolem das bandas não cristãs e do publico não cristão. Eu acredito que é maravilhoso termos Igrejas e locais cristãos para os shows, mas é imprescindível que as bandas cristãs estejam inseridas na cena como um todo. Apoiando e sendo apoiada. O que acontece com as bandas cristãs é que elas não apóiam as outras e esperam ser apoiadas... Apoiar não é ter a mesma postura, a mesma fé, ou o mesmo objetivo. Mas ao menos ajudar, promover, tocar junto, realizar festivais e poder ter a liberdade de expressão de ambas as partes.



OM - AO TOCAR EM UM SHOW ORGANIZADO E QUE TENHA MAIOR PARTE DO PÚBLICO E BANDAS FORMADOS POR NÃO CRISTÃO AINDA SÃO HOSTILIZADOS, COMO ENCARAM ISSO E COMO QUE ESTÁ ISSO ATUALMENTE?
BATISTA: Sempre fomos hostilizados e isso nunca mudou quando tocamos na América do Sul. Muitas vezes fomos mais bem aceitos em festivais em que o Antidemon era a única banda cristã presente.

OM - HÁ BANDAS NÃO CRISTÃS QUE SERVEM DE REFERÊNCIA MUSICAL PARA O ANTIDEMON?  QUAIS SÃO E POR QUÊ?
BATISTA: Parece orgulhoso quando digo sobre influência para o Antidemon, pois sempre vou afirmar a verdade de que não tinha contato com o metal e não ouvi nada antes de receber as revelações, como relatei na primeira questão dessa entrevista. Talvez com o passar dos anos, surgiram riffs que tivessem a influencia de alguma banda, principalmente por parte dos vários guitarristas que ajudaram nas composições, mas de minha parte estaria mentindo ao dizer que me sinto influenciado por alguma banda.

OM - QUAIS SÃO OS MELHORES ALBUNS DE METAL DE TODOS OS TEMPOS NA VISÃO DO ANTIDEMON?
BATISTA: To Hell with the Devil, o quarto álbum da banda Stryper.
Scrolls of the Megilloth, o terceiro álbum da banda do Mortification,
The Crucified , o primeiro álbum da banda The Crucified.

OM - COM A VINDA DO ANTESTOR A CENA CRISTÃ RECEBEU UM GÁS E VIVEU UM MOMENTO DE REECONTRO E NOVOS CONTATOS ENTRE VÁRIAS PESSOAS E MINISTÉRIOS UNDERGROUND DESSE NOSSO PÁIS CONTINENTAL.
ISSO PODE GERAR UMA NOVA UNIÃO ENTRE OS CENÁRIOS E PROPORCIONAR PROJETOS FUTUROS?
BATISTA: Acredito que sim. A união de todos os evolvidos com a cena e os ministérios no Brasil é muito importante. 
A união realmente faz a força.



OM - O ANTESTOR VINDO AO BRASIL FEZ UM TRIBUTO E HOMENAGEM AO METAL BRASILEIRO - "UM COVER DO SEPULTURA" - ISSO GEROU QUASE INFARTO EM ALGUNS CRISTÃOS FÃS DE METAL E BOAS GARGALHADAS POR PARTE DE QUEM JÁ FAZ ISSO EM SEUS SHOWS - COMO O ANTIDEMON VÊ ISSO, CONCORDAM, NÃO CONCORDAM, FARIAM COVER DE ALGUMA BANDA SECULAR, JÁ FIZERAM OU NÃO TEM NADA A VER COM A PROPOSTA DO ANTIDEMON - QUAL A OPNIÃO DE VOCÊS SOBRE ISSO?
BATISTA: Cada banda tem a sua postura e cultura. Cada banda se expressa da maneira que acha correto. Não se pode estabelecer o que cada uma deve fazer. Isso é algo da personalidade de cada banda. Quando fizeram esse cover, quiseram homenagear o metal brasileiro.  O Antidemon nunca fez cover de nenhuma banda, cristã ou não.


OM - NOS DÊ MAIS DETALHES DESTA PARCERIA COM A ROWE PRODUCTIONS; COMO INICIOU ESSA PARCERIA, QUANDO OCORREU OS PRIMEIROS CONTATOS E FECHAMENTO DE CONTRATO?
BATISTA: Conheci pessoalmente o Steve Rowe em 2001. Ele sempre foi um referencial pra mim. Os contatos se intensificaram a partir de 2010, quando ele passou a relatar em suas entrevistas muitos elogios ao álbum “Satanichaos” e ate o colocar entre os 20 álbuns da sua vida. Retomei o contato com ele e a proposta do Antidemon estar na Rowe Productions veio em 2011, mantivemos sigilo enquanto as negociações seguiam adiante e em 2012 isso se tornou uma realidade.

OM - O QUE ISSO MUDA NA PRODUÇÃO, GRAVAÇÃO DOS TRABALHOS E DISTRIBUIÇÃO PARA O ANTIDEMON?
BATISTA: Na produção e gravação, o Steve deu suas sugestões na maioria das musicas, pois ouviu quase todas antes de gravarmos e idealizou a parte impressa no estilo da Rowe Productions e seus últimos álbuns lançados... Obviamente a distribuição passou a ser intensa e mundial pelos canais que a Rowe Prod. possui.


OM - O QUE VOCÊS BUSCARAM TRANSMITIR AO PÚBLICO ATRAVÉS DESTE NOVO TRABALHO APOCALIPSENOW?
BATISTA: Que o Apocalipse já é uma realidade. Que já estamos vivendo uma parte disso.

OM - FALE SOBRE A ARTE DA CAPA: QUEM DESENVOLVEU E QUAL A MENSAGEM QUE VOCÊS BUSCARAM PASSAR ATRAVÉS DELA?
BATISTA: A capa é uma pintura em tela que eu mesmo pintei. Entre outras o Steve Rowe escolheu essa.
Relata uma entidade demoníaca acorrentada, transpassada por uma espada e uma lança, ferida pelas hordas divinas. No livro do Apocalipse podemos ler sobre o acorrentamento e prisão de satanás.  "Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos". Apocalipse 20:1-3 Tentei ilustrar uma pequena imagem disso.

 
OM - NA SONORIDADE DA BANDA O QUE VCS TENTARAM FAZER DE DIFERENTE EM RELAÇÃO AOS TRABALHOS ANTERIORES?  OU QUEM ADQUIRIR O CD ENCONTRARÁ A MESMA PEGADA DO PENÚLTIMO ALBUM SATANICHAOS?
BATISTA: Eu acho que no Apocalypsenow encontramos uma pouco dos outros 03 álbuns, adicionando um pouco mais de agressividade.

OM - AS LETRAS SEMPRE CONFRONTAM E SÃO TOTALMENTE CONTRÁRIAS À SATANÁS, IDOLATRIA ENTRE OUTROS TEMAS - HÁ QUEM NÃO CONCORDE POR ACHAR UMA AGRESSÃO A FÉ OU IDEOLOGIA ALHEIA - QUAL A RESPOSTA DO ANTIDEMON QUANTO A ESSA AFIRMAÇÃO E PORQUE A BANDA TRABALHA COM ESSAS TÉMÁTICAS - É UM CHAMADO?
BATISTA: As letras e formas de trabalhar foram dadas como uma missão por Deus.

OM - AO LONGO DESSES QUASE 20 ANOS QUAIS FORAM AS EXPERIÊNCIAS MAIS MARCANTES?
Foram centenas de grandes experiências, Graças a Deus. Mas em sua maioria, o que todas elas nos ensinaram, é que podemos realmente acreditar em Deus e no propósito para qual nos escolheu.

OM - FATOS INUSITADOS E CÔMICOS QUE ACONTECERAM DURANTE ESSES ANOS DE ESTRADA?
BATISTA: Talvez os fatos mais engraçados sejam quando nos deparamos com as diferenças culturais e de alimentação pelos muitos países que visitamos. Ver irmãos devorando ratos e grilos como se fosse o melhor prato do mundo. Ou macacos pendurados no Mercado prontos para serem consumidos como se fossem frangos.

OM - QUAL A OPINIÃO DO ANTIDEMON SOBRE: COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS NO BRASIL / HOMOSSEXUALISMO / RENÚNCIA DO PAPA BENTO XVI / VICIADOS EM CRACK E CRACOLÂNDIAS BRASILEIRAS / SATANÁS / JESUS CRISTO
BATISTA: A copa do Mundo e as Olimpíadas seriam maravilhosas para o Brasil se não fossem os muitos que vão se enriquecer e se corromper com isso.
O Homossexualismo está entre os assuntos mais discutidos no Brasil e pessoas estão se beneficiando com essa guerra de opiniões.  O assunto está fazendo com que muitos pastores sejam conhecidos pela sua intolerância e também sejam notórios e seus Ministérios cresçam. Eu apenas conheço o que a Bíblia Sagrada nos ensina, e que precisamos tratar os homossexuais com muito amor e tentar ajudar e não simplesmente condená-los.
A Renúncia do Papa Bento XVI encobre coisas que todos nós desconhecemos, mas muito em breve saberemos o real dos fatos.
Sobre os viciados em Crack e Cracolândia é uma emergência o que tem que ser feito para ajudar essas pessoas que estão sendo escravizadas por essa situação. Algo que tem que partir do Governo e ter a ajuda de todos os brasileiros.
Satanás é o meu maior inimigo. Eu o odeio.
JESUS CRISTO é o meu Senhor e Salvador! O meu Rei e Dominador! O referencial máximo que eu possa ter! Sou apaixonado por Ele.

OM - AGENDAS 2013 - O QUE JÁ ESTÁ PREVISTO PARA ESSE ANO?
BATISTA:
20.04.2013- Itapecerica da Serra -SP – Brazil
26-04.2013- Guaxupé- MG – Brasil
27.04.2013- Mococa – SP – Brazil
01.06.2013- Cristo Rock - Buenos Aires – Argentina
08.06.2013- Carmen de Patagones - Argentina
15.06.2013- San Carlos de Bariloche – Argentina
22.06.2013- Santiago - Chile
03.08.2013- Freakstock- Kassel – Germany
16.08.2013- J.Freaks - Remscheid – Germany
17.08.2013- Kultshock - Remscheid – Germany
18.08.2013- J.Freaks - Remscheid – Germany
23.08.2013- Zittau - Germany
24.08.2013- Fryyfest - Liberec - Czech Republic
30.08.2013- Ostrava - Czech Republic
31.08.2013- Bratislava - Slovakia
06.09.2013- Subotica - Serbia
07.09.2013- Baja - Hungary
22.09.2013- Moscow - Russia
27.09.2013- Milan - Italy
05.10.2013- Madrid- Spain
01.11.2013- Stockholm - Sweden
02.11.2013- Amsterdam - Netherlands
15.11.2013- CNUC – Belo Horizonte – MG-Brazil
23.11.2013- Campos de Goytacazes – RJ- Brazil
30.11.2013- Boa Vista- Roraima - Brazil





OM - SONHOS PARA O FUTURO DO ANTIDEMON?
BATISTA: Sonhar os sonhos de Deus sempre... Não fugir um só momento da sua vontade. Assim estaremos bem. Estaremos satisfeitos e realizados.

OM - CONSIDERAÇÕES FINAIS.
BATISTA: Obrigado a todos que leram essas linhas de nossa História e opiniões. Espero que tenha sido bom e que todos saibam que não somos os donos da verdade, somente temos falado do que temos visto e ouvido.
“O que vimos e ouvimos isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. I João 1:3"


BATISTA MAIS UMA VEZ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.
FOI ÓTIMO TER FEITO ESTA ENTREVISTA, ESPERO VÊ-LOS EM BREVE NOS PALCOS.
NOS MANTENHA INFORMADO SOBRE NOVIDADES A RESPEITO DO ANTIDEMON.

ATÉ A PRÓXIMA.
FILIPE LIMA
OVER METAL ZINE NO FACEBOOK

Um comentário:

  1. dia 30/11/2013 eu fui pro show do Antidemon em Caruaru, pra me foi o melhor show do ano. https://www.facebook.com/patricio.junior.9678

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado. Após avaliação o mesmo será postado.