sexta-feira, 19 de abril de 2013

AZBUK: EXPECTATIVA PELO RETORNO AOS PALCOS DO METAL EXTREMO


A poucos meses fui informado pelo amigo Leandro sobre o retorno do AZBUK, esta foi a primeira banda brasileira de Black/Death Metal, com temáticas cristãs, que conheci. Imediatamente fizemos contato com Douglas Farias, o líder da banda, para conversar mais sobre essa nova etapa e retorno após uma breve pausa.
Através desta entrevista dividida com o brother Leandro tentamos aqui extrair informações e revelar ao público a opinião e o atual momento do Azbuk.
Tenha uma ótima leitura e deixe seu comentário no final.

LEANDRO - COMO VAI DOUGLAS, TUDO BEM? É UMA GRANDE SATISFAÇÃO FALAR CONTIGO NOVAMENTE A RESPEITO DA AZBUK, LEMBRO-ME DE TÊ-LO ENTREVISTADO HÁ MAIS DE 10 ANOS, NA ÉPOCA DE OUTRA ZINE QUE FAZÍAMOS.
BOM, PRA COMEÇAR, DESCREVA UMA PEQUENA BIOGRAFIA DA BANDA, INFLUÊNCIAS, ETC.:
DOUGLAS: Opa tudo bom meu brother! Eu fico muito feliz que depois de 10 anos estamos aqui de novo, isso mostra o quando temos respeito um pelo outro, estou muito feliz por isso, muito obrigado!!!
A banda no começo em 1997, tinha muita influência Black metal como: Horde, Crimson Moolight (old), etc..
Depois com a saída do baixista Baruch em 1998 que era mais fã de Black metal, resolvi colocar na demo Nosferatus Darkness Earl uma pitada de Death metal pois particularmente eu gosto mais, mas sem perder algo Black metal entre uma música e outra, também teve a entrada do Matan na batera com uma pegada mais cadenciada e logo isso se refletiu nas composições futuras.

FILIPE - PARA AQUELES QUE AINDA NÃO CONHECIAM O AZBUK FALE SOBRE O SIGNIFICADO E MOTIVO DA ESCOLHA DESSE NOME.
DOUGLAS: Este nome vem do Hebraico antigo e significa perdão de Deus. Cremos que tem tudo a haver com o propósito de sermos cristãos, Deus nos perdoa de todos nossos pecados e ainda deu Seu próprio filho como testemunho disso.

FILIPE - QUAIS ERAM AS EXPECTATIVAS QUANDO A BANDA SURGIU E QUAIS SÃO AS MOTIVAÇÕES ATUAIS DA BANDA?
DOUGLAS: No começo era só um projeto, mas mostrei pra algumas pessoas e me falaram: por que você não monta uma banda, Deus foi falando deste propósito, então depois de algum tempo resolvi chamar o Baruck (Leandro) e Azgad (Rubinho) e gravamos a primeira demo Divine Force.
Hoje a banda tem outra cara, pois mudaram os integrantes, e eu particularmente gosto também de Death Metal, então isso reflete bastante nas composições atualmente.
Mas o propósito principal não mudou que é evangelizar a galera do metal extremo.

FILIPE - O QUE ATUALMENTE INFLUENCIA O SOM DO AZBUK APESAR DE TODA A EXPERIÊNCIA DA BANDA?
DOUGLAS: Bem cara eu gosto dos dois estilos, o Black e o Death, mas acredito que vai soar mais Death, eu e o Alexandre o batera, gostamos muito de partes cadenciadas, então isso vai ter bastante.
Influências eu diria que da minha parte não tenho ouvido muita coisa, tenho tentado fazer um lance bem próprio, mas claro não dá pra fugir de algumas influências.
Gosto do som do Morbid Angel e Behemoth, mas ouço muito raramente, muita das vezes pra pegar um riff uma levada, são bandas com letras muito contrárias ao que cremos, mas tenho que admitir que o som deles é muito bom!
Gosto muito mesmo de Slechtvalk, estou sempre ouvindo, gosto do visual dos riffs e dos vocais.

FILIPE - DESTAQUEM 5 ALBUNS DO METAL MUNDIAL?
DOUGLAS:
Carcass - Necroticism;
Slechtvalk - A Forlorn Throne;
Behemoth – Demigod;
Mortification – Scrolls of the Megilloth;
Morbid Angel - Dominate;
Vader - Impressions in Blood

FILIPE - COMO É O PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DO AZBUK?
DOUGLAS: Normalmente eu crio os riffs soltos e gravo, depois vou juntando, depois coloco batera programada e passo para o batera Alexandre daí em cima disso ele cria as pegadas dele.
As vezes no ensaio mudamos radicalmente uma parte ou tiramos, mas isso varia, nos ensaios ele me passa algo que ele gostaria de fazer em um som daí criamos na hora.

LEANDRO - LEMBRO-ME DE QUE VOCÊ CHEGOU A ENCERRAR OFICIALMENTE ÀS ATIVIDADES COM A AZBUK SE NÃO ME ENGANO EM 2012. QUAL FOI A RAZÃO, O QUE MOTIVOU ESSA VOLTA?
DOUGLAS: Sim é verdade, mas foi uma decisão precipitada minha, pois estava com alguns problemas pessoais e um pouco desanimado com a sena cristã, mas Deus falou em meu coração muito forte pra eu voltar às atividades com a banda, então resolvi voltar.

LEANDRO - E COMO ESTÁ À NOVA FORMAÇÃO, JÁ EXISTEM NOVAS COMPOSIÇÕES, PREVISÃO PARA APRESENTAÇÕES AO VIVO, OU UM NOVO REGISTRO?
DOUGLAS: Os integrantes continuam os mesmos, Meremoth (eu) guitar e vocal, Matan (Alexandre) batera e backing vocal, Azgad (Adriano) baixo.
Sim já temos algumas músicas prontas e outras estão sendo finalizadas, estamos muito anciosos pra nos apresentar ao vivo ainda este ano.
E espero que até o final desde ano um novo CD possa ser lançado.
 
LEANDRO - EM RELAÇÃO ÀS COMPOSIÇÕES, NA 1ª FASE DA BANDA ÉPOCA DA DEMO DIVINE FORCE, ERA UM LANCE BEM PUXADO PARA O BLACK METAL MAIS RÍSPIDO, CURTO E GROSSO, DEPOIS COMEÇOU UMA TENDÊNCIA MAIS CADENCIADA, MAIS DEATH, ESSA PROPOSTA CONTINUA PARA AS PRÓXIMAS MÚSICAS? TOCAR DEATH METAL?
DOUGLAS: Sim tem uma tendência bem Death Metal, porém com algo Black Metal. Algumas músicas vão ficar com umas partes mais Black outras mais Death.

FILIPE - O QUE MUDOU NA CENA UNDERGROUND COMPARANDO O ATUAL MOMENTO E 15, 20 ANOS ATRÁS - O MOMENTO ATUAL É MELHOR, QUAIS SÃO AS CARÊNCIAS E O QUE PODE E DEVE MELHORAR NA VISÃO DA AZBUK?
DOUGLAS: No tempo que comecei a curtir metal extremo em 1989, tudo era muito mais difícil em relação a curtir um som e sair com uma camiseta de uma banda, ou você manjava da banda ou apanhava, hehehe, e naquele tempo era muito mais difícil gravar, ensaiar, tocar e até formar uma banda, os recursos eram bem mais caros e não tão profissionais.
Hoje em dia tem muita tecnologia e muito mais oportunidades, tem mais gente que toca, tem mais estúdios de ensaio e gravação com muita qualidade, e ainda tem softwares que fazem muita coisa. Hoje um cara
monta uma banda sozinho se quiser e souber tocar todos os instrumentos.
Pra melhorar, deveriam valorizar mais as bandas nacionais e investir em lugares mais equipados para shows de metal, ainda é muito precário isso.

FILIPE - QUAL A OPINIÃO DA BANDA QUANTO A ESTRUTURA DOS SHOWS ATUAIS (ORGANIZAÇÃO, ESTRUTURA DE SOM, SUPORTE AS BANDAS, PÚBLICO)?
DOUGLAS: Cara faz um bom tempo que não tocamos, mas pelo que vejo alguns comentários, não se mudou muita coisa.
Tem lugares muito bons pra se tocar e o pessoal é muito bacana mesmo, mas existe em minha opinião alguns problemas, a divulgação, que acabam deixando pra última hora e pra ser bem sincero não vejo muito interesse em melhorar equipamentos, então sempre fica algo a desejar na apresentação da banda, mas com tudo isso vejo pontos positivos, o propósito de estar ali pra evangelizar já é muito bom!
FILIPE - PARA QUE AS BANDAS BRASILEIRAS ALCANCEM MAIOR RECONHECIMENTO OU ÊXITO O QUE SERIA NECESSÁRIO MUDAR?  É UTOPIA PENSAR QUE NO BRASIL HAVERÁ EM ALGUM MOMENTO O NÍVEL DE QUALIDADE, ORGANIZAÇÃO E INVESTIMENTO QUE EXISTE LÁ FORA PARA O HEAVY METAL E SUAS DIVERSAS VERTENTES?
DOUGLAS: Essa pergunta pra mim é fácil de responder, (mas falo de um modo geral) no Brasil não se tem cultura de curtir Metal e suas vertentes, lá fora isso já é tão antigo quanto andar, hehehe...
O problema do nosso país é a cultura instalada aqui, que só faz sucesso, ganha dinheiro e se tem os melhores eventos, as músicas que denigrem de alguma forma a mulher a sociedade ou simplesmente fala um monte de besteiras e sensualidades. Os brasileiros no geral de classe pobre tem esse tipo de gosto, e a classe média e a mais rica até gosta de metal, mas como são poucos isso não repercute muito, alguns poucos desses ainda trazem bandas grandes de Heavy e até muitas bandas extremas, mas os caras não são cristãos.
Sei que tem muitos cristãos ricos, mas quem disse que eles querem investir nisso.
Tenho visto alguma coisa ser feita nos EUA, mas não muito também.
 
LEANDRO - SABEMOS QUE AINDA HÁ MUITA CONFUSÃO, PELO MENOS NO BRASIL EM RELAÇÃO ÀS BANDAS QUE TOCAM UM SOM CARACTERÍSTICO AO BLACK METAL E TÊM MEMBROS (MÚSICOS) CRISTÃOS EM SUA FORMAÇÃO, COMO VOCÊ ENCARA ESSA POSTURA POR PARTE DE ALGUNS QUE PARECEM SE CONSIDERAR OS “DONOS” DE ALGUM ESTILO MUSICAL?
DOUGLAS: Bem eu sou da seguinte opinião, música é música, ela pode tanto ser para o bem como para o mau, ela pode influenciar gerações e mudar opiniões, então como pra mim o rock não é exclusividade do diabo, eu uso o estilo que eu quiser e ainda falo do amor e do poder de Deus.
Esses caras que curtem Black ou Death, na verdade são muito carentes de Deus e querem mostrar ao mundo sua revolta com a vida, mas é porque não conhecem o amor de Deus, precisamos evangelizar principalmente eles, pois são os que mais necessitam de Deus.

LEANDRO - COM A PASSAGEM DA BANDA ANTESTOR (NORUEGA) AQUI PELO BRASIL EM JANEIRO, DEU PARA ANALISAR E PERCEBER MUITAS COISAS NO UNDERGROUND NACIONAL, POR EXEMPLO, ALGO QUE ME CHAMOU ATENÇÃO AO LER OS COMENTÁRIOS EM ALGUMAS PÁGINAS, O PÚBLICO FOI PEQUENO EM TODAS AS APRESENTAÇÕES, O QUE VOCÊ ACHA QUE OCASIONOU ISSO?
DOUGLAS: Bem pra ser sincero acho que foi dois fatores determinantes, o público cristão está muito pequeno e desunido no metal, e a banda não é uma das mais admiradas por aqui (pelos menos é o que eu acho) sem ofensas as fãs a banda. Acho particularmente que se viesse o Slachtvalk teria mais público, mas quero deixar bem claro que gosto do Antestor e isso é somente uma opinião, não sou dono da verdade.



FILIPE - O DOWNLOAD SE TORNOU O VILÃO DA VENDAS DE CD´S PARA AS GRANDES BANDAS! E PARA AS BANDAS QUE ESTÃO LANÇANDO OS PRIMEIROS TRABALHOS.  MAS TAMBÉM SE TOURNOU UM MEIO DE APRESENTAR E DISPONIBILIZAR EM TODA A REDE O MATERIAL E TRABALHO DAS BANDAS - QUAL A OPNIÃO DA AZBUK QUANTO A ISSO - CONTRA OU A FAVOR DO DOWNLOAD?
DOUGLAS: Cara não sou contra nem a favor, acho que tudo tem um limite, afinal da pra se ouvir as músicas da banda sem ter que fazer o download e assim conhecer o trabalho.
Acho que o download é válido desde de que se tenha o respeito por todo trabalho que foi feito ali, gastou-se tempo e dinheiro pra produzir a música, se a banda liberou, beleza! Mas se não é porque ela precisa cobrir aqueles gastos. E outra coisa, muito cara gosta de curtir o som, mas não faz um lance pra divulgar a banda, eu vejo pelo Azbuk, eu divulguei esses dias uma tiragem nova do CD Compilation for Eternity, só vi 6 pessoas que curtiram e compartilharam, eu disponibilizei todos os trabalhos da banda para download, então fica a pergunta cadê o pessoal pra divulgar o trabalho?
Mesmo sendo de graça a galera não tem união, isso é muito triste pra qualquer banda.

FILIPE - HÁ VARIAS QUESTÕES DA ATUALIDADE QUE DIVIDEM A OPINIÃO PÚBLICA E SEMPRE PERGUNTO AOS INTEGRANTES DE BANDA SOBRE A OPNIÃO E VISÃO RELACIONADOS A TAIS TEMAS.
COM ISSO COMPARTILHE SUA OPINIÃO SOBRE:
COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS NO BRASIL
DOUGLAS: Sou totalmente contra! o Brasil tem outras prioridades, isso é uma outra grande manobra
de roubar mais e mais, todo esse dinheiro poderia ser usado para benefício para todos
nós, mas infelizmente nosso povo é tão atrasado e manipulado que acredita nessa mídia
podre e satânica.

CRACOLÂNDIA (GRANDES CENTROS - AV. BRASIL E CENTRO SÃO PAULO)
Cara eu acredito que todos esses problemas sociais podem ser resolvidos, como?
Com muita vontade política, com tratamentos e muito mais que isso é dar condições
melhores pra grandes cidades que estão abarrotadas,  culpa desses políticos corruptos que
em vez de investirem em seus estados, roubam o máximo que podem e deixam a
população a beira da miséria em seus estados. A igreja tem um papel importante nisso
também, mas se criam tantas barreiras que fica difícil isso ser mais eficaz.

HOMOSEXUALISMO E EMBATE DA BANCADA EVANGÉLICA COM A BANCADA QUE REPRESENTA ATIVISTAS GAYS EM BRASÍLIA
Cara isso é bem polêmico, mas vou tentar opinar sobre isso.
Eu tenho um irmão e amigos que são gays, não tenho nada contra e nem sou preconceituoso, acho que todos merecemos respeito independente de cor, raça, religião e opção sexual, acho que estes que criam todas essas polêmicas só querem mudar um foco: tirar nossa atenção para que não vejamos coisas muito mais importantes como esses políticos estão assumindo cargos tendo sido caçados e até condenados.
Existe exagero dos dois lados, de um lado os gays revoltados que não se dão o respeito, e de outro lado, evangélicos querendo se promover e aparecer na mídia. Bem pelo menos assim que vejo.

REDUÇÃO DE 18 ANOS PARA 16 (OU ATÉ MENOS) PARA CONDENAÇÃO POR CRIMES PRATICADOS POR JOVENS MENORES INFRATORES.
Eu apoio, pois se tem bastante noção do que se faz com essa idade, nos EUA isso já bem
normal, crianças e adolescentes pagarem por seus crimes, pra mim um cara que tem 16
anos e mata tem que responder pelo crime.

PRISÃO PERPÉTUA E PENA DE MORTE NO BRASIL
Acredito que alguns casos são de prisão perpétua pelo seguinte: alguns depois que saem
da cadeia, voltam a matar, tem que se fazer um exame psicológico muito bem-feito pra
saber se realmente o cara está em condições de sair, e outra em casos de crimes
hediondos com requintes de crueldade devem ser de prisão perpétua, posso estar errado,
mas essa é minha opinião.
A pena de morte pra mim ainda é uma incógnita, pois tenho dúvidas sobre isso.

CRISTIANISMO
Está defasado e pouco verdadeiro, muitos fazendo do Evangelho um meio de ganhar
dinheiro e enganar a muitos, mas isso é profético, nos últimos tempos muitos serão
enganados, se possível até os próprios escolhidos.
que podemos fazer na minha humilde opinião é sermos verdadeiros com Deus, com as
pessoas e buscar os verdadeiros dons dos Espírito para que possamos vencer tudo isso e
falar do amor de Deus com verdade e compaixão!

SATANISMO
Influente e muito perigoso, está por todo parte, mas somente com Deus podemos sermos
invencíveis de todos os perigos que eles possam ter influências sobre nós.

FILIPE - RELATE EM BREVES PALAVRAS AS EXPERIÊNCIAS MARCANTES E FATOS INUSITADOS AO LONGO DA HISTÓRIA DO AZBUK.
DOUGLAS: Teve uma situação que fui à casa de um amigo Black metal, e tinham mais uns caras lá, cumprimentei meu amigo e a todos e fui embora, depois esse meu amigo me disse que um dos caras que estavam lá era bem perigoso, do nada perguntou se eu era da banda Azbuk, agora como ele soube disso até hoje não sei, pois meu amigo disse que não tinha falado nada pra ele, naquele dia ele ia atrás de mim pra me matar, segundo meu amigo ele mostrou uma machadinha que estava em sua mochila, mas graças a Deus o cara desapareceu depois disso.
Outro lance que desta vez foi bem legal, foi quando tocamos em Curitiba, uma noite anterior saímos pra entregar os panfletos do show, tinham os caras em um visual muito Black no centro da cidade nos bares, alguns rasgaram na nossa cara e nos xingaram, mas qual foi a surpresa ao saber que um dos mais radicais foi no show e gostou bastante da banda, isso pra mim valeu a noite.
Teve outros casos semelhantes com o batera e outros com a banda, mas ficaria um texto enorme.

FILIPE - COM ESSA EXPERIÊNCIA O QUE A AZBUK JÁ APRENDEU QUE É FURADA OU CAMINHO QUE NÃO DEVE SER TRILHADO MAIS, ENFIM QUAIS FORAM AS LIÇÕES APRENDIDAS?
DOUGLAS: Cara uma das coisas que eu aprendi com a banda, é não desistir por causa de ameaças, afinal é Deus que está nos enviando, então estamos seguros, porém teve casos que tivemos que recuar, pois Deus assim nos mostrou, afinal o nosso próprio mestre Jesus teve situações que foi melhor se retirar.

FILIPE - A GALERA QUE QUISER CONHECER O TRABALHO DO AZBUK COMO PODEM FAZER?
DOUGLAS: Estamos preparando um site, mas pode demorar um pouco, então temos estas outras opções
E só procurar no site http://sanguearterial.blogspot.com.br/2008/03/azbuk.html ou www.4shared.com que vai ter todos nossos trabalhos lá pra download.


FILIPE - PLANOS FUTUROS?
DOUGLAS: Queremos lançar outros álbuns, tocar por todo Brasil e fora do país também se Deus assim o quiser. E o principal que é passar para o pessoal que curte som extremo que nosso Deus é maravilhoso e nos aceita do jeito que somos, independente de qualquer coisa.


FILIPE - CONSIDERAÇÕES FINAIS
DOUGLAS: Agradeço muito a você Filipe Lima, Over Metal Zine e ao Leandro (amigo de longa data), por estar nos dando essa oportunidade de falarmos um pouco mais sobre nossa banda , nossas opiniões sobre temas bem pertinentes e atuais e por nossos projetos também, Deus te abençoe muito em tudo!!!
Agradecer a todos que curtem a banda Azbuk, obrigado pelo apoio de sempre, Deus abençoe a todos!


NÓS AGRADECEMOS SUA COLABORAÇÃO E ATENÇÃO, NOS MANTENHA INFORMADO SOBRE OS DETALHES DESTE RETORNO DO AZBUK.

GRANDE ABRAÇO E ATÉ A PRÓXIMA.
OBRIGADO

FILIPE LIMA
LEANDRO MENDONÇA
OVER METAL NO FACEBOOK
VEJA O PRIESTS OF THE UNDERGROUND








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado. Após avaliação o mesmo será postado.