sábado, 2 de março de 2013

DARK SLUMBER: DA ESCURIDÃO A FONTE DE INSPIRAÇÃO



Quando iniciei o trabalho da Over Metal E-Zine não imaginava que em tão pouco tempo teríamos a quantidade de entrevistas que já temos postadas, considerando que não temos lucros e nem benéficios (e nem buscamos isso), mas somente gastos para manter o blog.  Mas a maior recompensa é saber que, mesmo de forma simples e pequena, estamos apoiando a cena underground da região.
Recentemente fiz contato com Guilherme Vocalista e um dos guitarristas da Banda Dark Slumber e mesmo tendo crenças e ponto de vistas diferentes tivemos uma grande conversar onde falamos sobre o metal, cena underground da região, além de conhecer melhor a realidade e história de mais uma banda da Região Sulfluminense.  Após esse bate papo marcamos a entrevista onde os integrantes da banda mostraram a longa história iniciada na década de 90 que mais de 20 anos depois culminou no surgimento da Dark Slumber que antes mesmo de se apresentar gravou e lançou uma Demo CD que explicitamente mostra a maturidade e qualidade da banda, que ainda fará muitas apresentações demonstrando a força de seu Metal Obscuro e Extremo. 

OVER METAL (OM) - A BANDA FEZ RECENTEMENTE SEU SHOW DE ESTREIA NO HELLSENDE 1, MAS PRA QUEM NÃO SABE OS INTEGRANTES DA BANDA TEM MUITO TEMPO DE ESTRADA - NOS CONTE MAIS DETALHES DESSA LONGA HISTÓRIA E COMO TUDO CULMINOU NO SURGIMENTO DA DARK SLUMBER?
DARK SLUMBER: A história dos integrantes do Dark Slumber começa no início dos anos 90 quando Jorge e Sandro são convidados para tocar na banda de Brutal Death Metal DEVAST, sendo essa a primeira vez que tocam juntos. No final de 1993 o fundador da banda DEVAST decide terminar com o projeto.

Determinados a continuar tocando, e perpetuar a mensagem negra Jorge e Sandro procuram por integrantes para formar uma nova banda, então encontram Jules e Heyder que tocavam juntos na banda BUTOLISMIC. Com essa formação, Jorge - bateria, Sandro - guitarra, Heyder - baixo e Jules - vocal surge a banda ABOMINOR - Brutal Death Metal

Em 1994, algum tempo depois Heyder deixa a banda por motivos pessoais, em 1995 a banda lança o álbum “The dark side of life” em k7 e no final de 1997 o Abominor é  dissolvido.

Já pensando em uma nova proposta musical surge em 1998 o THE LAND OF THE DARK CRYSTAL que mais tarde mudou para DARK  CRYSTALS' LAND, na formação Jorge e Sandro juntos novamente, Heyder também volta para a banda e entra um novo integrante,  Allyan Lang nos vocais.

 A banda DARK CRYSTAL'S LAND teve uma história bem inconstante com longos períodos de inatividade que durou até o final de 2007 quando a banda terminou. Nesse tempo muitos integrantes passaram pela banda e dentre essas mudanças que entra Guilherme, que era membro da banda NECROFILIA CANIBAL e TREVAS, no baixo e backing vocals. A banda chegou a gravar uma demo e se apresentou em vários estados, tendo uma aceitação boa pela presença de banco e sonoridade diversificada.

Entre 2008 e 2010 cada um se envolveu em projetos distintos e a banda se encerra.

No início de 2011 os amigos se reunem novamente, após alguns ensaios Guilherme é convidado para entrar na banda e se torna parte do line-up da banda e assim tem o surgimento a banda Dark Slumber.

OM - PORQUE DA ESCOLHA DO NOME DARK SLUMBER?
DARK SLUMBER: Dark Slumber (sono negro) é uma analogia a um processo de auto descoberta através do uso da escuridão como fonte de inspiração, os sonhos são portais para o inconsciente e nos levam para dentro de nós mesmos. Através da introspecção, da dissolução do ego e da aceitação da escuridão interior podemos explorar o abismo de nós mesmos. 
OM - QUAIS SÃO AS REFERÊNCIAS MUSICAIS DA DARK SLUMBER?
DARK SLUMBER: Bandas como Dissection, Rotting Christ, Carcass, Samael, Bathory, Summoning, Sarcófago, Death entre tantas outras que são grandes referências que levamos.

OM - COMO VOCÊS DEFINEM A PROPOSTA MUSICAL DA DARK SLUMBER?
DARK SLUMBER: Incorporamos no nosso som elementos diversos e distintos, por conseguinte procuramos não nos prender a gêneros musicais, talvez por esse fato exista certa disparidade entre opiniões quanto ao Dark Slumber ser fundamentalmente Death, Black ou Doom. A verdade é que Dark Slumber é uma banda de Dark Metal por unir todos esses estilos e ter tendências obscuras e melancólicas em sua essência.

OM - CONTE PARA NOSSO PÚBLICO COMO ACONTECEU AS GRAVAÇÕES DESSE PRIMEIRO TRABALHO (DEMO)?
DARK SLUMBER: Decidimos entre nós que contrário a maioria das bandas o Dark Slumber iria produzir uma demo antes de começar a se apresentar. Gravamos no LM estúdio lagoa em Volta redonda, no mesmo estúdio onde ensaiamos. Ficamos surpresos com a qualidade da demo, fomos a primeira banda de metal a gravar no estúdio e o resultado foi muito positivo. Queríamos agradecer ao Marcelo pelo profissionalismo e a amizade. Recomendamos!


OM - DA DARK CRYSTALS LANDS HÁ MÚSICAS GRAVADAS A MUITO TEMPO DENTRO DE UMA PROPOSTA PARECIDA COM A DA DARK SLUMBER - ALGUMA MÚSICA SERÁ APROVEITADA EM GRAVAÇÕES FUTURAS?
DARK SLUMBER: Sim, estamos discutindo a idéia de fazer algumas versões de algumas musicas do Dark crystals como a ‘Put his legions to death’ e ‘Im his soldier’. Ambas musicas provenientes das origens da banda.

OM - COMPOSIÇÃO DAS MÚSICAS - COMO ISSO ACONTECE NA BANDA TEM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OU HÁ PESSOAS DEFINIDAS RESPONSÁVEIS POR ISSO NA BANDA.
DARK SLUMBER: Definimos os riffs que vão incorporar a musica e geralmente já existe uma letra ou uma idéia predefinida do que desejamos expressar com a musica, assim passamos a criar em função da essência que sentimos a necessidade de manifestar. Do contrário seria um processo mecânico e não expressaríamos o que desejamos. A partir daí existe colaboração de todos os membros da banda cada um coloca parte de si.

OM - HÁ REFERÊNCIAS FILOSÓFICAS, LITERÁRIAS OU IDEOLÓGICAS QUE INFLUENCIAM A BANDA NA COMPOSIÇÃO DAS LETRAS OU ATÉ MESMO DIREÇÃO, COMPORTAMENTO E POSTURA DA BANDA?
DARK SLUMBER:  Grande parte do conteúdo filosófico tem influência direta de Nietzsche. Da literatura nos inspiramos em Edgar Allan Poe, Baudelaire, Augusto dos Anjos, Lovecraft, Stephen King, Clive Baker.
E quanto a ideologia temos uma influência forte da corrente 218, que é a força anti cósmica (avesso a todo processo existencial).

OM - UMA DAS FAIXAS GRAVADAS E DISPONIBILIZADAS NA INTERNET É ENTITULADA "LUCIFER" ALÉM DE OUTRAS FAIXAS COM TEMAS DIGAMOS OBSCUROS - O QUE OBJETIVAMENTE A DARK SLUMBER BUSCA TRANSMITIR AO PÚBLICO ATRAVÉS DE SUAS LETRAS?
DARK SLUMBER:  As letras tentam evocar escuridão, em vários aspectos. Acreditamos que através da escuridão o individuo possa encontrar evolução através da dissolução do ego. Cada musica trata de temas diferentes como morte, suicidio, autodestruição, sofrimento e ocultismo. A demo é constituída de 4 musicas nelas vou citar;
1-   Dying inside – Trata da crucificação de Cristo por uma perspectiva particular e do sentimento de tristeza e desolação imbuídas ao mesmo. Dying inside trata da morte interior antes da exterior.
2-   Lucifer – A letra fala sobre a entidade grega/romana do portador da luz e de ferramentas ritualísticas antigas para se unir com essa entidade.
3-   Dark Slumber – Trata sobre um individuo que através da reflexão a respeito da morte através de uma distorção cognitiva ele vê o próprio espelho se abrindo e acaba sendo sugado por ele. Vê-se em uma dimensão diferente, onde descobre a si mesmo enterrado e apodrecendo.
4-   All the lights fades away – Todas as luzes se apagam é uma história sobre alguém que perde a todos que amava. Não consegue entender o sentido de viver em uma terra onde nada que você tenha ou sinta seja permanente. Ele cita suas memórias enquanto carrega a arma e aponta para a própria testa. Tudo que você toca vai apodrecer cedo ou tarde.

Dark slumber não é uma instituição religiosa, portanto as letras apesar da influência do Black Metal, não se restringem necessariamente ao luciferianismo e satanismo. Não estamos preocupados em semear “verdades”, pois não acreditamos que exista verdade absoluta.


OM - BASICAMENTE EM TODA ENTREVISTA FAÇO PERGUNTAS RELACIONADAS A TEMAS VARIADOS DO NOSSO COTIDIANO - QUAL A OPNIÃO DA BANDA REFERENTE A:
> COPA DO MUNDO/OLIMPÍADAS NO BRASIL
Uma grande piada, fazemos um investimento milionário e nos esquecemos que os pilares de uma sociedade são educação e saúde. Enquanto não tivermos a educação como prioridade teremos que aceitar cada vez mais o funk, axé e pagode entre nós!!!

> HOMOSEXUALISMO
Os valores da nossa sociedade são curiosos, eles se invertem numa proporção assustadora. A um tempo atrás os homossexuais tinham vergonha de se mostrar hoje em dia isso se tornou algo exótico e as vezes até mais interessante que um individuo hetero. Não nos importamos se o individuo é homossexual, bissexual ou pansexual. Cada ser humano tem suas necessidades, alguns são donos delas outros são escravos. Alguns confundem também liberdade com libertinagem.

> CRISTIANISMO
O cristianismo como toda instituição religiosa são muito importantes, uma vez que, o ser humano em seu estado patético de existência precisa crer em alguma coisa, e como ele não tem a capacidade de crer em si próprio ele precisa de esperança, precisa saber que sua vida ridícula é só uma passagem para um plano maior.
Acho que os próprios cristãos com muita propriedade chamam a si mesmos de “rebanho”. Isso faz sentido, cabeças de gado precisam ter um pastor, já que elas não têm capacidade de pensar por si próprias. Alguém precisa mostrar onde o gado pode e não pode ir para poder pastar. Mas o gado só tem um caminho na verdade, (felizmente nosso gado não sabe disso) mas o caminho é o abatedouro. Refeição no prato de outros (no meu certamente será).
 
> SATANISMO
O satanismo sofre as mesmas mazelas que o cristianismo, pessoas que não tem capacidade por si de seguir em frente e não encontraram respostas no Jeová vão para o satanismo, com exceções. Observo que muitas vezes que algumas (des)ordens dentro do satanismo propõe basicamente a mesma coisa que o cristianismo só que numa esfera inversa... E faço das minhas as palavras de Heisenberg na teoria do caos “o contrário de uma mentira não é necessariamente uma verdade, mas outra mentira”. Não obstante, percebemos que dentro do satanismo existem pessoas com alto grau de esclarecimento e intelecto que não são cegas e frenéticas.

OM - NO ENTENDIMENTO E VISÃO DA BANDA QUEM É LÚCIFER?
DARK SLUMBER: Lucifer ou Prometheu na cultura romana e grega são entidades que representam os portadores da luz, ela numa analogia breve, representa o Logus (conhecimento) correlacionado ao planeta Venus. Ambas as entidades foram punidas por disseminarem o Logus entre os homens. Lúcifer é um arquétipo do inconsciente coletivo que se manifesta em diferentes partes do mundo com nomes diferentes. Para nós Lúcifer é uma figura controversa, odiada e temida sem embasamento. Representando em sua essência a liberdade, intelecto e força.

OM - A DARK SLUMBER ACREDITA NA REGENERAÇÃO OU REABILITAÇÃO DO SER HUMANO, OU SEJA, UMA PESSOA QUE PRATICAVA DELITOS OU ATÉ MESMO PRESA A VÍCIOS POSSA ABANDONAR TAIS PRÁTICAS E PASSAR A TER UMA NOVA POSTURA OU O MAL CONTIDO NA NATUREZA HUMANA É IRREVERSÍVEL E TENDE A AUMENTAR COM O PASSAR DOS ANOS - ENFIM QUAL A OPINIÃO DE VOCÊS QUANTO A ESSA QUESTÃO?
DARK SLUMBER: A definição de bem e mal é subjetiva. Qualquer ser humano tem em si a capacidade de ser quem deseja ser, isso vale tanto para o positivo quanto para o negativo. O que difere de um ser para outro é simplesmente a motivação e força de vontade. O chamado do vazio sempre vai estar lá, para alguns esse chamado é insuportável e precisam preencher esse vazio com o que tiverem em mãos, sejam drogas, religiões, consumismos ou até mesmo amores. Acreditamos sim no potencial humano de mudar.

OM - FALA-SE QUE AS TREVAS É AUSÊNCIA DE LUZ, QUE SEM O CÉU NÃO HAVERIA O INFERNO E SEM CRISTIANISMO NÃO HAVERIA SATANISMO (E VICE VERSA) - UM DEPENDE DO OUTRO PRA EXISTIR - QUAL A OPINIÃO DA DARK SLUMBER SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO?
DARK SLUMBER: O fato de algo estar vivo já releva que é submetido às leis da física e, por conseguinte a dualidade. A dualidade é a manifestação existencial de tudo, e por sua própria essência já é uma prisão. A existência é incompleta, você não pode unir os extremos, pois isso descaracterizaria sua natureza intrínseca e absoluta.
Não importa se você opta por caminhar para esquerda (satanismo) ou direita (cristianismo) a existência é um circulo e você logo estará no mesmo lugar. O mesmo se aplica a sombra e luz, podemos encontrar o conhecimento e elevação tanto na luz quanto na escuridão, e podemos também ficar cegos com excesso de ambos. Quanto a sua pergunta sobre as religiões, nós acreditamos sim que a existência do cristianismo justifique a do satanismo e vice e versa.

OM - COMO CITEI NO INÍCIO VOCÊS FIZERAM A ESTREIA NO HELLSENDE 1 E EM SEGUIDA TOCARAM NO BRUTAL FEST - QUAL A AVALIAÇÃO DA BANDA EM RELAÇÃO A ESSAS PRIMEIRAS APRESENTAÇÕES?
DARK SLUMBER: Já estávamos a muitos anos sem tocar ao vivo, e o resultado foi bom mesmo tendo alguns problemas com aparelhagem e retorno. Esperamos melhorar em relação à qualidade sonora em breve. Queríamos agradecer ao Márcio Silva e o Eduardo Cunha aí pelo convite para tocar no primeiro Hellsende. E ao Lorenzo pelo Brutal Fest. Foram duas grandes iniciativas e queria parabenizar a ambas. 

 
OM - QUAL A OPINIÃO DA VOCÊS SOBRE A CENA UNDERGROUND DA REGIÃO SULFLUMINENSE?
DARK SLUMBER: A região Sulfluminense não tem cena underground, isso pode ter acontecido no inicio dos anos 90 mas hoje em dia não existe mais. O que vemos hoje em dia depois de bons anos de purgatório da região sul fluminense são algumas bandas muito boas e com material próprio, como Monstractor e Stodgy, Isso é muito bom. No entanto não depende apenas das bandas, mas do publico e organizadores também, uma coisa que nos deixa bem atônitos é que ver uma banda boa (as vezes até de fora) tocando material próprio num show, e o público distante e apático. Aí tocam um Iron Maiden cover e todos vão para frente pular, acho isso podre e esse tipo de público não interessa nem um pouco o Dark Slumber. Organizadores que nem passagem de ônibus pagam aos músicos, com aparelhagem péssima e “técnicos” de mesa que parecem que saíram do baile funk.

Mas existe sim uma galera e organizadores que fortalecem a cena e esses aí merecem respeito, pois eles mantêm o cenário musical mesmo que tímido ainda vivo. Hail guerreiros!!

OM - O QUE ESTÁ NOS PLANOS DA DARK SLUMBER PARA 2013?
DARK SLUMBER: Temos show extremo agendado no sul do país, e estamos analisando outras propostas de eventos. Estamos em processo de composição, se vocês curtiram a demo então esperem que aí vem coisa melhor. Estamos negociando também a gravação de um vídeo clipe.

OM - CONSIDERAÇÕES FINAIS?
DARK SLUMBER: Queríamos agradecer os fãs do Dark Slumber e a toda galera que adquiriu nossa demo(n), e que tem curtido o som, certamente não vamos nos esquecer aqueles que nos apoiam. Agradecendo aí também ao Alex chagas por nos ajudar a divulgar o material, ao Sanyo Rodrigues pela presença e impressão dos CD's, ao Vanderley Carvalho e a você Filipe da OVER METAL E-ZINE por, mesmo sabendo que nós somos uma banda do Demônio convidar a gente para fazer a entrevista!
Vamos fazer uns rituais nas encruzilhadas aí da vida, sacrificar umas virgens, e queimar umas igrejas em agradecimento hahahahhahahahah ! Estou brincando!! Hoje em dia onde que encontraríamos as virgens afinal de contas? (Risos)

Hail 218!
Stay Dark!!
DARK SLUMBER NO REVERBNATION
DARK SLUMBER NO FACEBOOK

Valeu Dark Slumber pela parceria e entrevista, espero que o blog Over Metal contribua para o crescimento e divulgação da Dark Slumber.
Parabéns pelo trabalho e pela ótima Demo lançada, acho que não será necessário queimar igrejas e sacrificar as virgens (risos) pois o som da Dark Slumber já é suficientemente Extremo e Obscuro, não há melhor recompensa rsrs.

Um ótimo ano a vocês e espero em breve vê-los se apresentando.

Até a próxima.

Obrigado
Filipe Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado. Após avaliação o mesmo será postado.