quarta-feira, 6 de março de 2013

STODGY: A DESTRUIÇÃO ESTARÁ GARANTIDA POR ONDE ELES PASSAREM!




No dia 16/02 apesar de estar ruim das pernas por causa de uma maldita dengue (já vencida), consegui dar uma rápida passada no evento comemorativo da Quality Music Web Rádio onde se apresentaram Stodgy, Unmasked Brains, Signatus e Monstractor. 
Após rápida conversa com Marcelo e Rosana alguns dos organizadores do evento e com os caras da banda Dark Slumber (onde combinamos detalhes da entrevista já postada aqui), pude assistir toda a apresentação da Banda Stodgy (pela primeira vez) e comprovar o que já comentavam a respeito da banda, que ao vivo tem um som destruidor, bases de Thrash/Death unido ao vocal monstruoso de Bruni Fidelis.  Na apresentação a banda tocou várias músicas próprias e pra selar mandaram cover das bandas Kreator e Sepultura.  Após o final da apresentação dos caras conversei rapidamente com Paulo Bettencourt, um dos guitarristas, e acertamos detalhes pra realização dessa entrevista, pude receber também o Album "Rain of Hate" e conferir melhor todo o trabalho da banda gravado neste debut Album. 
Nesta entrevista as respostas foram dadas por todos os integrantes, nela apresentamos um pouco mais da Stodgy que é "indigesta" aos ouvidos fracos e despreparados para a música pesada e extrema.
Confira a estrutura, objetivos e planos futuros de mais uma banda da região sulfluminense e veja o quanto nós (público/bangers) precisamos valorizar e comparecer aos shows em nossa região pois aqui temos bandas que estão a muitos anos ralando, compondo e gravando materiais aceitáveis, mesmo considerando a carência de maior apoio e melhores recursos pra isso.  Ao final deixe seu comentário de apoio a banda.
Boa leitura!

BREVE HISTÓRICO DA BANDA
A banda foi formada em 2008, fazendo composições próprias e buscando resgatar a cena do Metal na cidade de Barra do Piraí/RJ.
O Surgimento da STODGY teve início com os integrantes: Paulo Bettencourt e Daniel Tiago, ambos sem banda e afim de fazer um som que realmente rolava em suas veias.
Em seguida através de amigos conheceram os demais integrantes que se conectavam musicalmente e com o mesmo ideal de fazer um som pesado, agressivo, rápido, preciso e técnico.  As principais influências são Slayer, Sepultura, Sarcófago, Kreator, Korzus, Krisiun, Exodus, entre outros...

FORMAÇÃO
Vocal: Bruni Fidelis
Guitarra: Neive Rodrigues
Guitarra: Paulo Bettencourt
Baixo: Daniel Tiago
Bateria: Junin.



OVER METAL (OM) - EXPLIQUE PARA NOSSO PÚBLICO O PORQUÊ DA ESCOLHA DO NOME STODGY?
STODGY:  A ideia do nome da banda surgiu de um fato engraçado que já aconteceu com todos os integrantes. Antes da banda todos já haviam tocado em outros projetos e como todo mundo já havia acontecido de ensaiar na casa de amigos e expulsarem a rapaziada por causa do barulho, hahaha! E quando já estávamos com a banda formada aconteceu de novo de termos de nos “retirar”, pois o som era muito barulhento e como na época não tínhamos grana para pagar estúdio, perturbávamos os vizinhos onde dava para ensaiar, daí o nome “Indigesto”!

OM - O QUE A STODGY BUSCA PASSAR PARA O SEU PÚBLICO ATRAVÉS DAS LETRAS?
STODGY:  Que o homem acorde para a realidade e pare de ser uma ovelha guiada por líderes sem escrúpulos e se liberte desse sistema parasita e opressor.

OM - FORA AS BANDAS QUE SÃO INFLUÊNCIAS PARA O SOM DA BANDA O QUE INSPIRA A STODGY PARA ESCREVER SUAS LETRAS - ALGUNS ESCRITORES, LITERATURAS - OU A INSPIRAÇÃO É DA EXPERIÊNCIA DE VIDA E CONHECIMENTO PESSOAL DOS INTEGRANTES?
STODGY:  Olhe para o mundo e o que você vê? Você só enxerga merda, enganação, valores deturpados e o ser humano destruindo tudo e a porra toda. As letras vêm da indignação que nos gera diante essa realidade falsa, que principalmente aqui no Brasil escraviza e aliena tantas pessoas. Também buscamos inspiração em literaturas de alguns escritores como “Nietzsche”, que descreve muito bem em seus escritos toda merda que rola nesse mundo afora.

OM - VOCÊS RELATARAM QUE PARTE DAS LETRAS DA STODGY CRITICA CRENÇAS FÚTEIS E DEPRAVAÇÃO SOCIAL NO QUAL A HUMANIDADE (EM SUA MAIORIA) ESTÁ MERGULHADA - DETALHE MAIS SOBRE O QUE EXATAMENTE É ISSO NA VISÃO DA BANDA?
STODGY:  Então, como falamos acima, nós criticamos esses conceitos morais que estão instituídos na nossa sociedade, ou seja, que são nada mais que conceitos morais cristãos que utilizam o medo e a opressão para controlar e manipular as massas.

OM - NO PROCESSO DE COMPOSIÇÃO DAS MÚSICAS COMO ISSO ACONTECE NA BANDA?
STODGY:  No nosso processo de composição, Paulo Bettencourt apresenta seu arsenal de riffs, Bruni Fidelis suas letras e todos juntos terminamos o processo de criação até ver a podreira que sai e alcançar o que desejamos.

OM - FALEM UM POUCO SOBRE QUAL É A PROPOSTA MUSICAL DA BANDA, O QUE O PÚBLICO VAI ENCONTRAR EM CADA SHOW DA STODGY?
STODGY:  Nossa proposta é transformar a visão que temos desse mundo deturpado em riffs tão violentos quanto nosso protesto. E é isso que os bangers podem esperar em apresentações da STODGY!

OM - RELATE ALGUNS DETALHES DO PROCESSO DE GRAVAÇÃO DESTE DEBUT ALBUM "RAIN OF HATE".
STODGY:  Bem, o processo todo durou dois anos, entre 2010 e 2012, quando foi lançado. As dificuldades foram muitas, principalmente a questão financeira, pois todo processo saiu do nosso bolso e todas as bandas que passaram por esse processo sabem das diversas dificuldades que é tentar apresentar um material de qualidade. A nossa maior conquista foi a aceitação do som perante a cena e como nossa iniciativa ajudou a removimentar a cena Metal de Barrado Piraí-RJ, nossa cidade, pois isso desde o começo nos enche de orgulho, pois era uma de nossas metas. O que dizer das parcerias? Foram o grande apoio e talvez sem elas não estaríamos com nosso trabalho concluído. Em especial gostaríamos de agradecer à equipe do estúdio "No Tom", principalmente a Hercílio Confort Júnior e a Nivander Silva pela produção deste primeiro álbum, ao Elvis Benício pela arte apresentada no mesmo, ao Uesllen por nos ceder o espaço para ensaiar, Tobias Jr, Tompson, Rodrigo Santos e ao Daniel Iunes.

OM - NA ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DA BANDA ALÉM DAS MÚSICAS DO ALBUM "RAIN OF HATE" VOCÊS TOCARAM UMA COMPOSIÇÃO NOVA - HÁ PLANOS PARA O LANÇAMENTO DE UM SEGUNDO TRABALHO OU PELO MENOS COMEÇAR A ENTRAR EM STUDIO PARA PREPARAÇÃO DE UM NOVO TRABALHO?
STODGY:  Estamos sempre em processo de composição, o trabalho novo que apresentamos no ultimo show se chama “Blood Vengeance”, é mais uma de muitas que estão por vir.

OM - NA VISÃO DA BANDA QUAIS SÃO OS MELHORES ALBUNS DA HISTÓRIA DO METAL MUNDIAL?
STODGY:  Hehehe! Tem muitos, mas vamos listar alguns que para nós são lendários e fodas, começando pelo matador “Reign in Blood” do Slayer, “Chaos A.D.” do Sepultura, “Black Sabbath” do Black Sabbath, sem comentários, “The Laws of Scourge” do Sarcofago,  “Bonded by Blood” do Exodus, “Pleasure to Kill" do Kreator, “Eternal Devastation”  do Destruction, “Vulgar Display of Power” do Pantera, “Black Metal” do Venom e muitos outros, porra, essa é difícil de responder, hehehehe!
 

OM - COMEÇAR ALGO AS VEZES NÃO É TÃO DIFÍCIL COMO SE MANTER - NA EXPERIÊNCIA DA BANDA QUAIS SÃO AS DIFICULDADES E DESAFIOS PRA SE MANTER NA ATIVA, VISANDO PERMANECER VIVO POR LONGO TEMPO E PRODUZINDO UM BOM MATERIAL?
STODGY:  Irmandade cara! Irmandade é tudo dentro de uma banda, sempre tocar o barco e nunca desistir, pois no underground, todos sabem as lutas e dificuldades que existem, mas vestimos a camisa e não desistimos. Pois acreditamos no nosso trabalho e esse é o segredo para uma banda durar e continuar sua caminhada.

OM - NO INÍCIO DOS ANOS 2000 UMA FEBRE TOMOU O METAL ONDE VÁRIAS BANDAS DE THRASH E DEATH COMEÇARAM A MIGRAR PARA O METALCORE - ALGUMAS COMEÇARAM A MUDAR SEU ESTILO VISANDO O MERCADO, MAS NO FINAL DOS ANOS 2000 O THRASH METAL VOLTOU A ESTAR EM DESTAQUE - EM NOSSA REGIÃO ALGUMAS BANDAS SEGUIRAM ESSA LINHA MAS OUTRAS SE MANTERAM FIEIS A SUA SONORIDADE E IDENTIDADE! QUAL A OPNIÃO DA BANDA SOBRE ISSO?
STODGY:  É bem triste quando uma banda transforma sua sonoridade visando apenas a moda e o mercado, pois trai sua ideologia e transforma o som em algo vazio, um produto apenas.  Mas a partir do momento que a banda muda seu som, mas não vende sua “alma” aí é uma questão de gosto entre os músicos e aqueles que apreciam o novo trabalho.

OM - QUANDO A BANDA SURGIU A CENA UNDERGROUND DA REGIÃO ESTAVA ESTAGNADA, ATUALMENTE É PERCEPTÍVEL UM RESSURGIMENTO DA CENA ATRAVÉS DE EVENTOS COM MAIOR FREQUÊNCIA.  NA OPNIÃO DE VOCÊS O QUE GEROU AQUELA ESTAGNAÇÃO?
STODGY:  O que aconteceu na região, assim como em muitos lugares do nosso país, foi um ciclo de desinteresse e falta de apoio que começou pelo público, que passou a não comparecer e apoiar os eventos, isso infelizmente se manifestou nas bandas, onde muitas acabaram desistindo e por subseguinte os organizadores e assim tudo se estagnou. 

OM - COMO VOCÊS AVALIAM O ATUAL MOMENTO E O QUE PODE MELHORAR PRA QUE HAJA UM MAIOR CRESCIMENTO OU PELO MENOS CONSOLIDAÇÃO DA CENA UNDERGROUND?
STODGY:  Cara é muito legal poder ver que as coisas estão começando a acontecer novamente e poder fazer parte disso, temos de agradecer em especial ao Vanderley (Quality Music Web Radio), ao Tobias Junior (Rock Metal Fest, aqui de Barra do piraí-RJ), Marcelo e Rosana (DarkSide), Marcio e Eduardo (Hellsende), Giuliano e Joe (Brutal Fest) e toda a rapaziada que faz os eventos, pois estão todos de parabéns pela estrutura, organização e atenção com as bandas e ao publico que voltou a apoiar e comparecer. As bandas e os organizadores já estão todos fazendo sua parte sempre oferecendo eventos de qualidade e agora cabe apenas ao publico o comparecimento, o apoio e o consumo, consumo este não apenas no bar dos eventos, mas também comprando material das bandas ( CDs, camisas, etc...).  Se isso não acontece, estagna tudo de novo. 


 
OM - SEMPRE FAÇO PERGUNTAS SOBRE TEMAS QUE SÃO NOTÍCIA DO NOSSO COTIDIANO, QUAL A OPNIÃO DE VOCÊS QUANTO A:
COPA DO MUNDO, OLIMPÍADAS NO BRASIL E RENÚCIA DO PAPA BENTO XVI
STODGY:  Piada e mais piada, a ultima em especial, de um velho de saia. Todos da banda gostamos de futebol e esportes em geral, mas convenhamos, tá tudo errado, não temos saúde, educação e segurança, como falamos acima estamos à mercê deste sistema parasita e opressor onde eles dão “pão e circo” e o povo fica feliz enquanto eles enriquecem. 

OM - NESTES 5 ANOS DE ESTRADA FATOS INUSITADOS JÁ DEVEM TER ROLADO - COMPARTILHEM COM NOSSOS LEITORES FATOS QUE RENDERAM BOAS GARGALHADAS.
STODGY:  Cara, onde tem amigos e cerveja sempre rola fatos engraçados, uma vez fomos fazer uma apresentação em Cascadura, no Rio de Janeiro, e depois do show todos enchemos a cara e nosso vocalista acabou, como assim dizendo, apaixonado por uma gordinha lá... Entre uns gorós e outros ele foi lá para fora e acabou encontrando a tal menina e ficaram lá trocando olhares hahahahah... Numa confissão ao Daniel, nosso baixista, ele disse que tinha fetiches com a menina e que queria untar a garota com salpicão e molhos como um hot dog, cara isso gerou diversas risadas na van, principalmente porque ele voltou bebasso a viagem inteira falando do salpicão hahahaha! O que a bebida e a fome não fazem hahahaha!

OM - DEPOIS DESSA (RISOS), VOLTANDO A FALAR SÉRIO, O QUE A BANDA TEM BUSCADO ALCANÇAR EM 2013 E QUAIS SÃO OS PLANOS PARA O FUTURO DA STODGY -
STODGY:  Consolidação do nosso trabalho para fora do estado e todo o Brasil e quem sabe fora do país, composições novas para o próximo álbum e muito mais destruição (sonora)!

OM - DEIXEM UM RECADO FINAL PARA OS LEITORES DO BLOG?
STODGY:  Principalmente agradecer o Over Metal E-Zine pelo espaço e parabenizar pelo trabalho e apoio a cena, aos amigos e bangers que fortalecem e acompanham nosso trabalho e a todos os Headbangers. Confiram nosso CD “Rain of Hate” Death/Thrash Metal matador para ouvidos insanos. Hail!

E-mail: stodgyband@hotmail.com


OBRIGADO STODGY PELA ATENÇÃO E TEMPO DEDICADO AO BLOG OVER METAL, AGRADEÇO A VOCÊS POR ESTA ENTREVISTA, BOM HUMOR, SINCERIDADE E PRINCIPALMENTE PELA DEDICAÇÃO AO METAL.
NOS VEMOS NOS PRÓXIMOS EVENTOS E UMA CERTEZA EU TENHO SE A STODGY ESTIVER NO PALCO A DESTRUIÇÃO ESTARÁ GARANTIDA, ATÉ A PRÓXIMA.

FILIPE LIMA

Um comentário:

  1. Eu estava neste show este dia e pude conferir a performance desta "bandaça" que apareceu como uma grata surpresa no cenário de nossa região. Vida longa ao Stodgy!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será analisado. Após avaliação o mesmo será postado.