segunda-feira, 24 de junho de 2013

RESENHA: DEUTERONOMIUM - THE AMEN (2013)

Nota: 9

Prestes a iniciar o inverno no Brasil recebi, da gélida Finlândia, o mais novo álbum da banda Deuteronomium intitulado "The Amen".  Este álbum nos apresenta um Melodic Death Metal muito bem trabalhado e executado pelo quarteto finlandês.
Este álbum lançado em celebração aos 20 anos da banda, considerando a primeira demo lançada em 1993 (Paths Of Righteousness - demo tape), foi gravado e mixado por Arttu Sarvanne (Enshrounding, Sotahuuto, Random Eyes) no Estúdio Watercastle e masterizado por Mika Jussila (Amorphis, Finntroll, Lordi, Nightwish, Moonspell, Childrem of Bodom, Stratovarius, etc.) no Finnvox Studios.

Ao escutar as duas primeiras faixas parecia que a banda traria um Death Metal quebrado com doses de modernismo...
...mas ufa!!! Para por aí, pois o restante do trabalho demonstra um sonoridade mais centrada num Death Metal que passeia do melódico ao Metal Extremo sem misturas alternativas, pelo contrário, tendo ótimas partes tanto de som Extremo, quanto de melodias e partes arrastadas, atmosféricas e com muito peso.
Grande destaque para a construção, melodia e trabalho executados em faixas como The Amen, The Place of a Skull e The Harrowning of Hell que pra mim é um dos grandes destaques deste álbum com uma atmosfera melodiosa, batera bem executada e um solo simples, mas inesquecível de guitarra.
Em todas as faixas é possível ouvir vocais bem encaixados, em alguns momentos gritados e em outros grunhidos, e na parte instrumental, pequenas doses de Prog metal inseridas no Death Metal executado pela banda, que podem ser percebidas na faixa Hymn (of a lost).
Ao longo de todo o CD o trabalho das guitarras são marcantes que criam a base perfeita para a mensagem que está sendo transmitida, letras cristãs com uma proposta de adoração explícita que percebemos em todas as faixas e, em destaque, Psalm 117, Jehovah Sabaoth e Shiloh, composições maduras dentro da proposta lírica assumida pela banda que tem experiência, qualidade e conteúdo. 
Analisando o trabalho desse quarteto finlandês temos aqui um dos grandes álbuns de Metal lançado no ano de 2013.  Um trabalho que vale a pena adquirir pela qualidade e experiência, ótimas melodias, riffs marcantes, vocais muito bem dosados, batera e baixo coesos sem excessos e solos que ficarão gravados em sua mente logo de primeira.
Parabéns Deuteronomium pelos 20 anos e mais um excelente álbum lançado.

The Amen - Deuteronomium
(2013 - Die and Gain Records - Finlândia)
Tracklist:
01 - Dead Man Dancing
02 - In The Midst of Lions
03 - Nazorean
04 - The Amen
05 - Psalm 117
06 - Jehovah Sabaoth
07 - The Harrowing of Hell
08 - Hymn (of a lost)
09 - The Place of a Skull
10 - Shiloh
11 - Threnoi

Produzido por Mika Partala / Arte/Encarte: Manu Lehtinen

Formação:
Miika Partala - Lead Vocals, Rhythm Guitar
Kalle Paju - Lead Guitar
Janne-Jussi Kontoniemi - Drums
Manu Lehtinen - Bass, Additional Vocals 

Resenha por Filipe Lima - Over Metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado. Após avaliação o mesmo será postado.