quarta-feira, 22 de maio de 2013

DISAFFECTION: CLEITON MAGNO FALA SOBRE O ATUAL MOMENTO DO DISAFFECTION


Disaffection é uma banda de Thrash Metal que tem bases e uma pegada que nos permitem viajar no tempo até chegar aos saudosos anos 80. Mas ponha os pés no chão, pois a banda não faz um revival ou se classifique como banda oitentista!  Apenas faz um Thrash Metal sem elementos alternativos sendo mais fiel as raízes do Thrash buscando desenvolver sua própria cara.
Veja essa entrevista concedida por Cleiton Magno (Vocalista) ao Over Metal Zine.


OVER METAL (OM) - A BANDA FOI FORMADA EM SETEMBRO DE 2005 E HOJE SEGUE PARA COMPLETAR 8 ANOS.  FAÇA UMA AVALIAÇÃO DESSES PRIMEIROS ANOS DA BANDA?
CLEITON MAGNO: Atualmente podemos dizer que a banda possui 2 fases, pois a primeira formação durou 4 anos, e a atual caminha para 4 anos. Trabalhamos para que a sonoridade prevaleça a mesma. Nesse tempo todo, foram muitos shows, muitas conquistas, muitos problemas e muito resultados positivos. Conseguimos gravar um album full bancado por um selo gringo, distribuição mudial (vendido até pela Nuclear Blast), participamos de várias coletâneas, dividimos palco com grandes bandas gringas e brasileiras por quase todo o país, conseguimos tocar fora do Brasil, antes mesmo de lançar o disco, tocam nosso som em radios FM na Europa e América do Sul... Muita coisa legal, fariamos tudo de novo quantas vezes fosse preciso.

OM - EM 8 ANOS MUITAS HISTÓRIAS GROTESCAS ACABAM ACONTECENDO - NOS CONTE PELO MENOS UMA.
CLEITON MAGNO: Quando fomos gravar o primeiro álbum da banda, a E-demo (as 4 primeiras músicas), não tínhamos dinheiro. Éramos 5 caras quebrados (risos) e chegamos até a vender água no sinal (semáforo) para arrecadar grana para as gravações. Toda vez que ouço a Metal Kombat, lembro da dificuldade que tivemos que superar pra conseguir. Ela foi a primeira faixa que gravamos.

OM - A BANDA TAMBÉM PROPORCIONOU O CAOS FORA DO PAÍS - POR ONDE O DISAFFECTION JÁ FEZ BANGER BALANÇAR O CRANIO?
CLEITON MAGNO: Antes de lançarmos o disco, fizemos um show em Asunción no Paraguay, e tinhamos uns 5 shows internacionais pré-marcados a seguir. Foi quando 2  membros (guitarrista e baixista) deixaram a banda nesse período; impossibilitando a continuidade do trabalho da banda por um certo tempo. O show do Paraguay foi uma das melhores experiências que tivemos nesses quase 8 anos. Quando você acredita no que faz, atravessa a fronteira do seu país, ouve outra língua, ouve a galera cantar sua música, pedem pra tirar fotos, autógrafos... não tem nem como explicar a sensação cara! Só passando por esse caminho mesmo pra conseguir sentir o que sentimos. Bom demais!!! 


OM - QUAIS FORAM AS DIFERENÇAS NOTADAS ENTRE O PÚBLICO E ORGANIZAÇÃO EM RELAÇÃO AO ENCONTRADO AQUI NO BRASIL?
CLEITON MAGNO: O público era um público mais maduro, a galera curtia cada banda e cada minuto que a banda tocava, davam muito valor ao evento em si. Quanto a organização, realmente cumpriram tudo que prometeram a risca, infelizmente nem sempre isso ocorre por aqui. Muito legal.

OM - O QUE CAUSA INDIGNAÇÃO NA BANDA AO CHEGAR PRA FAZER UM SHOW ALÉM DE APARELHAGEM RUIM, DESORGANIZAÇÃO ENTRE OUTROS?
CLEITON MAGNO: Olha, tudo isso ae dificulta um pouco, e até atrapalha a apresentação; mas o que realmente é chato, é tu tocar e a galera ficar parada. Quando a galera tá elétrica, nada mais importa!!! O que importa é o kaaaaaaaos!!!


OM - O 1º ÁLBUM FOI LANÇADO DA BOMBWORKS RECORDS (EUA), AINDA TEM CONTRATO ASSINADO COM ELE? EM QUE PATAMAR ESSA PARCERIA SE ENCONTRA ATUALMENTE?
CLEITON MAGNO: Sim até 2015. Eles nos fizeram uma segunda proposta, lançar um novo álbum, mas ainda estamos compondo-o. Ainda vai demorar uns meses até divulgarmos algo.

OM - FALE DO PROCESSO DE GRAVAÇÃO DO NOVO ALBUM?
CLEITON MAGNO: Estamos compondo ainda, estamos com a formação nova a pouco tempo, mas já estamos trabalhando.

OM - COMPOSIÇÃO DAS MÚSICAS COMO ACONTECE ATUALMENTE?
CLEITON MAGNO: As letras sou eu o responsável, e em algumas o ex-guitarrista. Mas na composição da música, todos trabalham, acrescentam ideias e criticam. Acredito que todo mundo tem que fazer algo na banda, senão não capta a essência do grupo por completo.

OM - O FATO DE A BANDA EXECUTAR UM THRASH METAL OITENTISTA ACONTECEU COM A PRETENSÃO DE RESGATAR O THRASH OLD SCHOOL OU ISSO ACONTECEU NATURALMENTE?
CLEITON MAGNO: Na verdade pra nós o thrash dos anos 80 é o que mais gostamos. Não dizemos que tocamos Thrash Metal oitentista, mas que tocamos Thrash Metal baseado no dos anos 80. Gostamos desta vertente, e procuramos faze-lo de forma que não pareça a cópia de uma outra cópia de uma grande banda de Thrash.

OM - NAS APRESENTAÇÕES O COMPORTAMENTO, POSTURA E EXPRESSÃO DA BANDA ESTÁ ENCAIXADA NAQUELA REALIDADE DO THRASH OITENTISTA? FALE SOBRE ISSO.
CLEITON MAGNO: Sim, gostamos muito disso. Pra algo ser verdadeiro tem que ser por inteiro. Desde o som ao visual, buscamos, não sei se resgatar, mas fazer aquilo que gostamos.  Não nos  importamos com o que alguns pensam sobre isso ou aquilo, fazemos o que achamos legal.

OM - TEMOS ESCOLAS MUITO FORTE NO THRASH COMO A AMERICANA E ALEMÃ ALGUMA DELAS LHE DESPERTA MAIS APREÇO?
CLEITON MAGNO: Todas acrescentam muito ao estilo, mas o que temos em mente não é segui-las. Gosto muito das duas, quando penso que uma é melhor, lembro das bandas da outra, e ae mudo a opinião e vice-versa. Kkkkkkkkkk Thrash metal é foda seja lá onde é feito.


OM - HÁ UMA CACETADA DE ÁLBUNS CLÁSSICOS NA HISTÓRIA DO METAL MUNDIAL DE BATE PRONTO FALE DE 5 A 10 ÁLBUNS QUE SÃO MATADORES PRA VOCÊ.
CLEITON MAGNO: Os que direi não estão em ordem de melhores, pois não dá pra dizer que um é melhor que outro.
Helloween – Walls of Jericho
Judas Priest – Painkiller
Tourniquet – Stop the bleeding
Megadeth – Rust in peace
The Crucified – the pillars of humanity
Bride – Show no Mercy
Overkill – Under the influence
Carcass – Choice Cuts
Iron Maiden - Powerslave
Estes realmente são ótimos álbuns

OM - A BANDA NÃO LEVANTA BANDEIRAS SEPARATISTAS, NEM SE PRENDE A RÓTULOS APESAR DE TER MÚSICOS CRISTÃOS INTEGRANDO A BANDA - A PROPOSTA E ATITUDE DA BANDA SEMPRE FOI ESSA? FALE UM POUCO SOBRE ISSO.
CLEITON MAGNO: Independente de crença ou o que cada um pensa, somos uma banda de thrash metal. Jamais escreveria, cantaria ou faria apologia a algo que eu pensasse diferente. Acredito em praticar o que pregar, honrar o que dizer. Seria eu, um poser, se eu fizesse apologia a aborto, estupro, preconceito racial, ao mau em si, consumo de drogas... Existem muitas grandes bandas com membros cristãos, e o que muda em sua sonoridade? Iron Maiden, helloween, Megadeth... METAL IS METAL!!!

OM - EM BREVES PALAVRAS FALE SOBRE CADA UMA DESSAS BANDAS:
>ANTHRAX – me anima em qualquer ocasião.
>DELIVERANCE – Gosta de heavy? Thrash? Speed? Então não tem como não gostar de Deliverance.
>EXODUS – Que vocal animal (sempre em todas as fases).
>TOURNIQUET – Mestres!
>TESTAMENT - Fodástica
>DESTRUCTION – Fodástica, mas prefiro o KREATOR.
>SLAYER – Slayer é Slayer.
>SEPULTURA – Orgulho pro Brasil...(pelo menos quando eu era adolescente).

OM - VOCÊ TBM É O FRONTMAN DA TSAVO - UM DOS PROJETOS TEM PRIORIDADE OU SUA INTENÇÃO É MANTER-SE ATUANTE NOS DOIS PROJETOS?
CLEITON MAGNO: Cara eu realmente tentei manter as duas “on high” mas é complicado. Sou professor e uso minha voz o dia todo, e duas bandas como vocalista em shows e ensaios, uma só palavra: Difícil. O Tsavo no momento está “em coma” por um tempo, mas não morreu! Qualquer dia a banda volta. Meio que por enquanto temos a sensação de missão cumprida, pois conseguimos gravar um album full (Tsavo Inc. – When the lions are hungry), e um contrato de distribuição com o selo Metal For a Dark World (USA).

OM - SEMPRE RESERVO UM ESPAÇO PARA CADA BANDA EXPOR SUA VISÃO EM RELAÇÃO A TEMAS DIVERSOS DA ATUALIDADE.  FALE DE FORMA RESUMIDA SUA OPNIÃO SOBRE:
1.   ATUAL GOVERNO BRASILEIRO (DILMA, PT, ETC) 
Cara prefiro não dizer!
Não sei como me expressar sem usar palavras de baixo nível kkkkkkkkkkkk.
2.   COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS NO BRASIL 
A maior lavagem de dinheiro da história enquanto o povo ri e se diverte.
3.   REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL – Um sonho distante.


OM - QUAIS SÃO OS PLANOS PARA 2013 E O FUTURO DA BANDA?
CLEITON MAGNO: Planejamos deixar o novo album o mais adiantado possível para o lançamento e fazer bastante apresentações ao vivo, além de Musicas novas fazer também videos.

OM - DEIXE AQUI SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS?
CLEITON MAGNO: Quero agradeçer a todos que deram força pra gente chegar onde chegamos, e dizer que sem vocês nem Deus pode nos fazer ser uma grande banda. Adicionem a gente no Facebook, e mantenha contato.
Continuem sempre fazendo o kaaaaaaaos nos nossos shows, quebrando braços e dentes kkkkk (como sempre foi)!!! Valeuz!!! Nunca se deixe vencer, se falta força, ollhe pra cima!!!
Obrigado!





Obrigado Cleiton e Disaffection, até a próxima!

Filipe Lima - Over Metal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado. Após avaliação o mesmo será postado.